GASTRÔ

UMA CERVEJA PORTUGUESA, COM CERTEZA!03/06/17

'Pão Líquido' foi conhecer a cerveja que anima o 'vira' no dia 10

Pois, eu vou lhes contar uma coisa, ser colunista de cerveja do siteND é muito giro! (Oi?! Traduzindo do português lusitano: muito legal!) Imagine o lançamento oficial da nossa festa da “terrinha” deste ano, a Festa Portuguesa que acontece no próximo fim de semana e já demos aqui em primeira mão, acontecendo bem no meio de uma bela cervejaria! Pois, foi assim que nos apresentaram a festa, nesta última terça feira, com direito aos tradicionais pratos de bacalhau, porco, arroz de pato e etc… feitos pelos restaurantes participantes. Regados a cinco estilos de cerveja da melhor qualidade, e, para os anfitriões, a cerveja de verdade está no próprio nome da cervejaria, Verace, palavra oriunda das palavras "verdade" e "cerveja" em latim, "Vera Cervisiam" (bem classudo não?!).

Vai um chope aí? 

 

E o que a cerveja tem a ver com a Festa Portuguesa, ora pois?! Além de apoiarem a festa nos recebendo em seu lançamento, foi produzido um chope especial para o evento do próximo final de semana, dia 10 de junho, e a receita escolhida foi uma "witbier", um estilo leve e refrescante de cerveja de trigo, ótimo para os iniciantes nas cervejas artesanais, (adivinha qual é o estilo preferido da Nat??).

A receita do evento, que ficará pronta no meio da próxima semana (estamos bem curiosos!!), levará também um ingrediente especial, o manjericão, que faz sucesso em receitas já premiadas, e agora vai estar presente na cerveja de verdade, imperdível! E se eu fosse vocês não chegaria muito tarde no evento, pois esta cerveja exclusiva pode acabar! (Não olhem pra mim!!)

Virgínia ''BH Dicas'' Sasdelli e Anderson Freire, no lançamento da cerveja 

Tanto os apreciadores como os proprietários da cerveja de verdade sabem que com o malte não se brinca, e foi lá durante uma visita guiada do evento que pela primeira vez eu vi uma sala de malte refrigerada! Isto mesmo, esta sala impede que qualquer fungo, bactéria ou praga que poderia estar presente numa saca se desenvolva produzindo sabores e aromas indesejados, os famosos off-flavors.

 O presidente, vice-presidente e os diretores da Câmara Portuguesa de Minas Gerais, Fernando Dias, Carlos Lopes, Alexandre Graça, Gonçalo Pimente e Vittorio Lanari

Chama a atenção também logo na entrada um tanque de CO² de 1,5 ton que participa do processo de engarrafamento, todo automatizado com as garrafas novas, pois estas não podem ser reutilizadas neste processo. Detalhe, o maquinário é todo nacional “importado” da região de Bento Gonçalves - RS, e eles têm capacidade para expandir a produção até 100 mil litros, mas, atualmente tem uma capacidade instalada para produzir 40 mil litros. A fábrica realmente é muito limpa, bonita e bem montada, em Nova Lima, bem na região das cervejarias no bairro Jardim Canadá.

Um freezer cheinho de Verace´s

Lembram que eu disse que não queria privilegiar ninguém? Pois, na última coluna falei da cervejaria bucólica que aceita as colegas ciganas, não foi? (Foi sim, se não leu, leia aqui!) A boa notícia é que a Verace também aceita as cervejarias ciganas desde que tenham uma produção mínima de 2,5 mil litros! (Dá pra dar uma megafesta!!!) Fazendo aquela conta de padeiro (português!) são aproximadamente 4.200 garrafas de 600 ml, muitas garrafas a serem rotuladas com seu próprio rótulo e pasteurizadas no melhor processo. Mas lembre-se, fazer cerveja é fácil - existem equipamentos que vou abordar nas próximas colunas que fazem automaticamente até 60 litros, ou menos -. Você pode e deve começar sempre pelas panelas, e fazer no máximo 100 garrafas para seu consumo e amigos até acertar a mão, porque difícil mesmo é fazer uma boa cerveja de verdade!

Nos encontramos na festa portuguesa! Saúde! 

Serviço:

Festa Portuguesa

Onde: rua Bernardo Mascarenhas, s/n, Cidade Jardim

Quando: 10 de junho, das 10h às 22h

Entrada Franca

 

Verace

Onde: Avendida Canadá, 212, Jardim Canadá, Nova Lima 

Contato: 31 3541-6103

Instagram: @cervejariaverace 

 

ANDERSON FREIRE

FOTOS VERACE /  CACÁ LANARI 

 




COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK