GASTRÔ

E, NO CURRAL, TINHA UMA... CERVEJARIA!30/05/17

Nosso colunista Anderson Freire conta como descobriu a Loba

Coincidências acontecem sempre e em qualquer lugar. E não é que a Natália e eu fomos passar o fim de semana num hotel fazenda (Fazenda do Tanque - deliciosa!), em Santana dos Montes-MG, e pá! Encontramos uma cervejaria!?… (Teoria do caos?? Quase…)

Cervejaria, vinhedo e cachaçaria: a Loba é o paraíso

Eu já vinha buscando informações sobre uma certa cervejaria que recebe "cervejas ciganas" - aquelas que não têm casa e utilizam a estrutura de outra. Há algum tempo, tínhamos tomado a boa e honesta cerveja de trigo oficial do Festival de Fotografia de Tiradentes que foi feita assim e descobri que a cervejaria produtora era superpremiada! Ela ganhou, com uma mesma receita, dois prêmios sulamericanos em 2016 e a medalha de prata na categoria ALE STYLES – SCOTCH ALE, durante o Concurso Brasileiro das Cervejas em Blumenau, deste ano, com a sua Strong Scotch Ale.

E, assim, sem planejar nada, quando perguntamos na recepção do hotel o que tinha para conhecer na região, disseram: “Tem a cervejaria, a Loba!” (É isso mesmo! O nome, segundo o proprietário, é uma homenagem às mulheres experientes, mas a logo é um lobo mesmo! Ou loba...)

Na cidade de Santana dos Montes todos sabem onde é a Fazenda Guarará, onde fica a Loba. Vimos até campo de futebol patrocinado pela marca no caminho. Chegando à fazenda, após passar pela porteira, ao lado tem um curral de confinamento para o gado (será que eles comem a cevada que sobra do mosto??Hummm...) e ao fundo a fazenda, com direito a um imenso alambique com vários barris envelhecendo cachaça da boa, uma vinícola com as vinhas cobrindo uma montanha no horizonte e uma cave no porão da casa. Mas não era cerveja?? Pois é… O Sr. Aloízio (figuraça!), proprietário à frente de tudo, é destes que investe geral! Sim, tem também uma mega cervejaria com capacidade para até 50 mil litros por mês, produzindo com qualidade16 rótulos dos mais variados estilos.

A Nat e o figuraça Aloízio na cave dos vinhos

A história começou como a grande maioria das cervejarias artesanais: a família e amigos que frequentavam a fazenda consumiam muita cerveja em seus eventos e, em um belo dia de 2013, resolveram colocar na ponta do lápis os valores para produzir sua própria cerveja. A vantagem é que fariam com os melhores insumos, água pura da bica, sem química (e quem sabe poderia até diminuir a ressaca?!), ou seja, produto artesanal direto da Fazenda Guarará. Não sei se eles realmente chegaram a comparar mesmo os valores, mas, no que diz respeito à cerveja, eles rapidamente descobriram, não tem comparação! O decorrer da história vocês conseguem imaginar, ou melhor, aproveitem que está tudo aberto ao público e façam sua visita!

A região está repleta de fazendas e pousadas bacanas e a fazenda tem um bar sem frescura, ao lado da cervejaria, onde você vai encontrar alguns rótulos para beber e levar. Tem chope fresquinho, com direito a combo de três estilos à sua escolha, por R$ 20, e um tira-gosto mineiro simples pra acompanhar. Quem sabe você dá a sorte (como eu) de encontrar ali o prefeito de Santana dos Montes tomando sua gelada do final de semana, porque ninguém é de ferro, né?! Cheers!    

E, na produção, gente trabalhando até no fim de semana

 

Serviço

Loba: Fazenda Guarará - Santana dos Montes
Instagram: @cervejarialoba
Contatos: (31) 3814-0858 / (31) 99558-5878

ANDERSON FREIRE (COLABORAÇÃO ESPECIAL)

FOTOS ARQUIVO PESSOAL 




COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK