GASTRÔ

EVOLUCIONÁRIO ATELIÊ WÄLS INOVA MERCADO03/07/17

Nosso colunista, Anderson Freire, conta em detalhes como é o lugar

A criatividade e a irreverência que permeiam as pessoas e os produtos das cervejarias artesanais nunca foi novidade - tenho uma teoria: só pode ter alguma coisa a ver com esta família botânica do lúpulo, a Cannabaceae! - , mas, quando elas se associam aos fartos recursos financeiros da maior cervejaria do mundo, a AB InBev, o resultado não poderia deixar de ser deslumbrante! 

Infelizmente ainda não conheço todos os lugares dedicados as cervejarias artesanais ou mesmo outras bebidas, como as lindas caves de vinho do porto à beira do rio d’ouro em Portugal que conheci, mas, diria que o novo espaço da Wäls, o Ateliê Wäls, não deve deixar nada a desejar a qualquer um deles, e o melhor, diferente de uma cave da cidade do Porto, que cobram ingresso, é só chegar!

O "tonel desdobrado" de Gustavo Penna

O impacto visual deste projeto do arquiteto Gustavo Penna é bem grande. A bela fachada nos recebe dentro do que ele chama de “tonel desdobrado”, uma estrutura feita com milhares de ripas de madeiras encaixadas como em uma barrica que sustenta a marca da cervejaria em “letras garrafais” ou melhor “barricais” (acabei de inventar, nem adianta procurar!). Mas isto é apenas o começo! São 1.900 m² de área construída dispostos em três pavimentos principais.

Ao descer as escadarias da imponente estrutura metálica (pode ser pelo elevador panorâmico, mas, diminui a experiência segundo José Felipe Carneiro, um dos irmãos criadores da marca que gentilmente nos recebeu) você passa pelo camarote e chega à plateia! Sim, o balcão gigantesco com suas 21 torneiras de chope é um palco com uma cortina feita de mais de uma centena de milhares de rolhas. Sério, não é mais uma metáfora, são as referências, basta olhar. E são muitas, como as inusitadas luminárias de bolhas feitas pelo arquiteto exclusivamente para o local.

O balcão remete à boca de cena de um teatro

Do lado esquerdo, tem um grande espaço para mesas e um pátio a céu aberto - com vista para as montanhas para Belo Horizonte! -  uma área para food truck de sandubas, vários quiosques de auto-atendimento (para não ter problemas nos dias mais lotados) e o vizinho, um heliporto (qualquer problema manda o papai buscar). Do lado direito, as centenas de barricas de madeira para reserva e maturação das cervejas chamam a atenção. São 12 variedades de barricas já utilizadas em vinhos e destilados como whiskies, cachaças e bourbons, ou novas a serem usadas apenas com as cervejas (olha a novidade!). Ali você verá desde os carvalhos franceses e norte-americanos até a brasileiríssima umburana.

Uma loja vende camisetas, as taças, entre outros produtos projetados por grandes designers como Gustavo Grecco, que também assina a sinalização do local, e Teresa Santos, do TS Studio, que fez as t-shits. Logo acima uma adega climatizada reserva 20 mil garrafas de cerveja elaboradas para guarda pelo método champenoise (É…). Bom, além destes detalhes, ainda temos panelas e tanques de fermentação em inox e madeira para a produção de cervejas, em especial o fermentado de maçãs brasileiras no melhor estilo britânico que chega agora ao mercado (graças à good vibe minha e da Nat! Depois eu explico…), a london cider “Cícera” (uma delícia!).

A lojinha e seus encantos

Ufa!.. Ah! Ainda tem o escritório ao fundo todo em vidro como um aquário, depósitos e outras instalações necessárias ao grande empreendimento que foi pensado em cada detalhe, como a Nossa Senhora Aparecida que abençoa o lugar ou a enorme contenção que abre espaço para este palco que é feita de gabiões, uma espécie de cesta de arame que contém pedras britadas e nos remete às origens do nome de nosso estado.

Olha que eu nem falei dos pratos e das cervejas, mas, nem precisa dizer que o “corte” do torresmo é um absurdo que vai da pele à costela, e as cervejas têm ingredientes incríveis. Também não precisa esperar por mais um restaurante, boteco ou cervejaria, a ideia é experimentar o novo! Nada mais sintonizado com o espírito inovador desta evolução da cerveja! Cheers! 

Serviço:

Ateliê Wäls

Onde: Rua Gabrila de Melo, 566 - Olhos D´Água, Belo Horizonte/ MG

Quando: Terça a sexta - 17hrs à 00hr / Sáb. e Dom. - 11hrs à 00hr

Contato: (31) 3197-2450

 ANDERSON FREIRE

FOTOS GUSTAVO PENNA/DIVULGAÇÃO 

 



COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK