OLHO NA CIDADE

MEMÓRIAS DO ACAIACA COM RODRIGO AGUIAR02/03/18

Eduardo Faleiro convida o arquiteto pra falar do seu cantinho favorito

Essa semana quem pegou carona na coluna de Eduardo Faleiro para contar um pouquinho da sua Beagá, é o arquiteto Rodrigo Aguiar.  Abaixo ele conta um pouco da sua história que se mistura com as histórias da cidade.

Rodrigo Aguiar fala do seu prédio favorito de BH

                                               

Curioso? Confira!

Durante a infância, no período de férias escolares, ia acompanhado da minha avó paterna, a querida Lili, até a igreja são José e ficava ali defronte daquela “ imagem do índio “ logo na fachada principal. Observava aquela feição e imaginava como seria ver a cidade inteira lá de cima daquele arranha-céu.

  O edifício que foi construído nos anos 1940, no período pós-Guerra, pelo arquiteto Luis Pinto Coelho. Lembro de minha avó contando histórias da época em que era jovem e frequentava  assiduamente o edifício para ir ao cinema(o extinto Cine Acaiaca), a lojas de roupas e até a também extinta TV Tupi, que funcionava no prédio.  

 Para a minha surpresa, o ColetipoP (grupo formado por arquitetos do qual faço parte) foi convidado para assumir a curadoria de uma exposição/ocupação promovida no último andar do prédio, que passou anos fechado e sem uma destinação adequada. Na ocasião,  fomos carinhosamente recebidos pelo Sr Antônio Miranda, que nos revelou varias histórias inclusive a de um “Bunker“ existente no subsolo do prédio, construído com a proposta de ser uma espécie de esconderijo em caso de perigo. Ver a cidade pelo rooftop do Acaiaca tem seu charme e mais revelador, o pôr do sol durante o inverno. Planeje o passeio para estar lá no alto por volta das 18h, a tempo de acompanhar o toque dos sinos da Igreja São José...

 

#olhoembh

 

EDUARDO FALEIRO (COLABORAÇÃO ESPECIAL)

FOTOS BARBARA DUTRA E HENRIQUE QUEIROGA




COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS (3)


Rodrigo Aguiar - 01/03/18


Contar esta história me trouxe grandes recordações !!! Obrigado equipe SiteND



Rodrigo Zauli - 01/03/18


Fantástico. Eu sempre imaginei o Acaiaca ser feito tal um ícone, marcando o lugar sob o qual deve estar enterrado um grande tesouro! Bom projeto. Abraço



Isa Aguiar - 01/03/18


Que linda história! Amei. Coisas simples mas cativantes e que emocionam. Parabéns a todos os envolvidos neste post!





MENSAGEM




FACEBOOK