GASTRÔ

GIRO: FESTA PORTUGUESA TEM DATA30/05/18

ATRAÇÕES CULTURAIS, MÚSICA E COMIDAS TÍPICAS ESTÃO NA AGENDA

Para celebrar o Dia de Portugal no Brasil, o Dia de Camões e estreitar ainda mais as relações entre os mineiros e os lusodescendentes, a Câmara Portuguesa de Minas Gerais está preparando a 8ª edição da Festa Portuguesa, que tem o ritmo e as delícias do país que foi Metrópole do Brasil.

Já tradicional em BH, o agito é um dos mais esperados pelos descendentes e amantes da cultura portuguesa que vivem aqui. “Há 30 anos, os portugueses que viviam em BH comemoravam o Dia de Portugal no Brasil - 10 de junho - na Praça Marília de Dirceu, onde está localizada o busto de Camões. Reforçando essa tradição, a festa desperta o interesse do público por meio da cultura, da música e da gastronomia. Este ano esperamos 40 mil pessoas circulando ao longo do dia e, para isso, pensamos numa estrutura que traga a comodidade às pessoas e garanta um deslocamento tranquilo entre os espaços”, conta Carlos Alberto, vice-presidente da Câmara Portuguesa.

A curadoria das delícias servidas por lá será feita pelo chef Edson Puiati, que dá aulas no curso de Gastronomia da UNA, e ainda é o responsável por comandar o estande da instituição no evento. Mas outros nomes já estão confirmados como: Caravela, Tugas, Taberna Baltazar, Thiago Lima & Renato Lobato, Armazém Medeiros, Verde Gaio, Restaurante do Porto e o restaurante Paladino, convidado do ano, que apresenta pratos com fusão das culinárias mineira e portuguesa. As docerias Doceria Baltazar, Doces de Portugal, Sorvete Artesanal Alento e Casa di Maria não poderiam ficar de fora!

Cultura portuguesa vai invadir BH

 

Maior que as edições anteriores, em 2018 a festa vem ampliada e ocupa duas praças – a área externa do Museu Histórico Abílio Barreto e a Praça Professor Godoy Betônico – e contará também com dois palcos e uma área infantil com piquenique. No quesito programação artística um dos destaques do palco principal é a DJ portuguesa Joana Hasse, mas também se apresentam por lá: DJ Aída, Sonia Gargiulo com Nadilson Assunção, Charanga Pop, Grupo Folclórico Gil Vicente e Flaming Boys. O palco acústico conta com shows da Banda da Polícia Militar, Coral Luís de Camões, Grupo de Poesia da Faculdade de Letras da UFMG, Trio Dom Preto e Choro por Elas.

Serviço:

Onde: Entorno do Museu Histórico Abílio Barreto: rua Bernardo Mascarenhas, rua Josafá Belo, rua Ten. Renato César, Área externa do Museu Histórico Abílio Barreto, Praça Prof Godoy Betônico

Quando: dia 16 de junho, de 10h às 22h

Site: www.camaraportuguesamg.com.br/

Instagram: @festaportuguesaBH

Entrada Franca

 

 

JR MENDES (DA REDAÇÃO)

FOTOS DIVULGAÇÃO 




COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK