ND AMA

MAIS CARO DO MUNDO É MADE IN MINAS #CAFE09/12/17

Marcelo Diogo conta tudo em sua coluna Gasolina & Cafeína

Com o valor de US$ 126,10 per pound (ou R$ 55,5 mil a saca de 60kg), um café experimental brasileiro bate o recorde de preço entre todos os cafés verdes vendidos em leilões durante o Cup of Excellence (o CoE conheça aqui) deste ano.

Bouboun Amarelo

         

O Bourbon Amarelo da Fazenda Bom Jardim, de propriedade de Gabriel Alves Nunes, no Cerrado Mineiro, ultrapassou o ultimo valor máximo, no CoE do inicio do ano em Honduras.

Aqui um pouco da Fazenda Bom Jardim 

O concurso e o programa de leilões do CoE originaram-se no Brasil em 1999 e são operados pela Alliance for Coffee Excellence, com sede em Portland, Oregon, juntamente com parceiros no país. O leilão de 26 de novembro foi para os cafés vencedores do CoEs "Brasil Pulped Naturals".

Representando a terceira geração da família na fazenda, Nunes tem 28 anos e é recém-graduado em agronomia e desenvolveu um "processo especial" para a competição. Há quatro anos ele está a frente dos negócios, e aplicou melhoramentos em estrutura e controle de qualidade do produto e valorização dos processos e qualificação da equipe.

"No ponto ideal de maturação, colhemos as melhores cerejas à mão, colocamos dentro da caçamba de um caminhão e deixamos descansar em uma floresta para esfriar por 36 horas, conseguindo uma fermentação anaeróbico", disse Nunes sobre o café vencedor. "Depois disso, descascamos as passas fermentadas e as secamos em camas elevadas".

Nunes orgulhoso!

       

 

A co-fundadora da ACE e a atual consultora executiva Susie Spindler, afirmou: "Foi tão emocionante testemunhar um jovem filho de uma família tradicional cafeeira, recebendo essa honra máxima. Isso prova mais uma vez que existe mais possibilidades para os cafés do Brasil, do que o que a maioria das empresas espera".

Os licitantes de vários países combinaram de comprar os lotes vencedores da Fazenda Bom Jardim de Nunes. Esses compradores incluem Maruyama Coffee, Campos Coffee, Sarutahiko Coffee, Times Club Coffee, Proud Mary e Café Libre.

 

#cafédosbons

 

MARCELO DIOGO (COLABORAÇÃO ESPECIAL)




COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK