GASTRÔ

CAFÉ PARA MOLHAR A PALAVRA18/10/18

NOSSO COLUNISTA FALA DA RELAÇÃO COM O BOM E VELHO CAFEZINHO

O café finalmente ocupa seu lugar de honra na gastronomia de Belo Horizonte. Nos últimos anos, o número de estabelecimentos que comercializam a bebida preferida dos brasileiros aumentou substancialmente. Da mesma forma, a diversidade desses lugares se ampliou. Há espaço para todos, desde a lanchonete que oferece apenas o café coado aos cafés sofisticados, com uma incrível variedade de grãos premium preparados de maneiras diferentes.

Foto meramente ilustrativa 

 

Me considero um bom bebedor de café, embora não consuma a bebida de maneira exagerada. Tenho amigos que tomam quatro, cinco, seis xícaras por dia, normalmente espresso. Nesse quesito, minha moderação é maior. No máximo dois cafés por dia, normalmente em reuniões na parte da tarde. Aí, durante a conversa, o café, espresso ou preparado de outra maneira, é sempre muito bem-vindo.

Esse hábito de agendar reuniões em cafés despertou minha curiosidade a respeito das diferentes formas que os baristas criaram para ressaltar os sabores do café. Além do preparado no coador e do espresso, encontrados facilmente em qualquer ponto da cidade, já tomei café feito em moka (a cafeteira italiana), em french press e em aeropress. Cada método tem o seu charme e, de verdade, há diferenças expressivas entre um sistema e outro.

Mas o que mais me fascina no hábito de tomar um cafezinho é a associação quase obrigatória entre a bebida e a discussão política, principalmente em Belo Horizonte. A tradição de beber café e falar com eleitores e correligionários é por demais conhecida. Não é por nada que candidatos aos mais diversos cargos políticos sempre fazem uma visita eleitoral ao Café Nice, o mais tradicional da capital, para marcar a campanha, tirar fotos e se aproximar da população. Um simples cafezinho tem o dom de tornar a conversa mais agradável, mais animada.  

 

GABRIEL AZEVEDO (COLLAB MEGA ESPECIAL)

FOTO: FRAU BONDAN DIVULGAÇÃO

 



COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK