COLUNA DA NATÁLIA

CATARINA CHUR: A RUSSA QUE DESENHA BH05/03/18

Designer gráfica russa capta o melhor da nossa cidade

Ekaterina Churakova (@catarina_chur, no Instagram) não é só mais uma estrangeira que se mudou para Minas por amor, no caso dela amor pelo marido e pelo forró. Formada em design gráfico pela Academia Estatal de Arte e Indústria Barão de Stieglitz, em São Peterburgo, na Rússia, ela desembarcou por aqui há um ano e seis meses trazendo na bagagem muitos sketch books e canetinhas Copic, segundo ela as melhores que há.

Apaixonada pelo desenho de observação e pela vida que os lugares têm e contam, ela lançou mão do seu kit e saiu pela cidade desenhando. Tanto que isso a levou a ser uma das coordenadoras do Urban Sketchers Belo Horizonte ou @usk_bh, no IG.

Catarina em tarde de "café e lápis" na Frau Bondan

Para quem não conhece, o Urban Sketchers é um movimento internacional que, no Brasil, encontra adeptos em Curitiba, Rio, São Paulo, Salavador e, agora, em BH também.  A ideia é fazer um chamado via redes sociais, convocando os interessados e reunindo, em média, 15 pessoas para sair pela cidade, com destino estabelecido para desenhar juntos, tendo Catarina, que desenha desde os 6 anos, como uma das orientadoras. Segundo ela, não há idade nem nível pré-estabelecidos. Qualquer um pode se juntar e participar.

Normalmente os encontros são a cada duas semanas, sempre aos sábados, em cafés e restaurantes descolados de Belo Horzionte. “Os encontros são bacanas não só para desenhar, mas também para trocar ideias, falar de livros, filmes.... Hoje já está pegando fogo, muita gente tem ido. Fizemos um 'Café com Lápis' na Frau Bondan e foi um sucesso”. Lembrando que a participação é gratuita. 

O Palácio da Liberdade, aos olhos de Catarina

Quando setembro chegar, Catarina - cujos desenhos me arrebataram e agora devem aparecer sistematicamente no portal (sim, o ND virou portal)! - representará Belo Horizonte no encontro mundial de Urban Sketchers, em Salvador. "Existe uma grande vontade do grupo em que o próximo aconteça aqui em Belo Horizonte", contou ela em nossa longa conversa.

 

Estou encantanda por Catarina! Veja mais ilustrações na galeria abaixo. 

NATALIA DORNELLAS

ILUSTRAÇÕES CATARINA CHUR / FOTOS ANA BELOVA 



GALERIA


COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS (2)


Ilane - 03/03/18


Parabéns Catarina !!! Seu trabalho é belíssimo. Esta casa na Bias Fortes é muito linda mesmo. Morei muitos anos perto e sempre fiquei me imaginando morando nela. Sonhos, sonhos, sonhos ...



Regina - 02/03/18


Parabéns, Ekaterina! Seu olhar é diferente. Você está sempre atenta ao belo. Gosto muito de seus desenhos. Bjos





MENSAGEM




FACEBOOK