GASTRÔ

VAI COMEÇAR O ''COMIDA DI BUTECO''!13/04/18

Corra para o seu favorito e dê o seu voto!

Entre os dias 13 de abril e 13 de maio centenas de estabelecimentos - 50 deles em BH - participam da saborosa disputa do Comida di Buteco (CdB), que tem como objetivo fortalecer um dos maiores ícones da cultura brasileira.

Bandeco Gira Sol

Botecos de norte a sul do país estão na disputa (lembrando que são 600 participantes, presentes em 21 cidades das cinco regiões brasileiras), cujo preço do petisco é de no máximo R$ 25,90 (desafiando os competidores a serem criativos e acessíveis). Este ano o tema para a criação dos pratos foi livre.

Para quem chegou agora a gente explica: o evento foi criado em 2000 com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz através da visibilidade dos butecos espontâneos e tradicionais, e já pode ser considerado um movimento - e não apenas um concurso - que envolve pessoas de todas as idades e classes sociais por todo o Brasil. A organização do CdB exige, para que o barzinho participe, que o proprietário esteja sempre presente na casa, ou seja: nada de grandes redes!

Santuário Retrô

A disputa funciona em duas etapas, sendo a primeira em cada cidade: os butecos pré-selecionados apresentam os tira-gostos criados especialmente para a competição, o público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e o dos jurados outros 50%.

Orta Bar

Na segunda fase, e junho, uma comissão de jurados escolhida especificamente para esse momento vai visitar os campeões de cada cidade para avaliar seu desempenho nas mesmas quatro categorias. Cada campeão recebe três jurados, sendo um da sua cidade e dois de outras cidades. Elege-se aí o Melhor Buteco do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho.

No site (aqui) você confere a lista de estabelecimentos participantes e também pode dar o seu voto.

#delícia 

 

JR MENDES (DA REDAÇÃO)

AS FOTOS DOS TIRA-GOSTOS DE BELO HORIZONTE FORAM REALIZADAS EM PARCERIA COM A UNA, ENVOLVENDO ALUNOS DO CURSO DE FOTOGRAFIA SOB A SUPERVISÃO DO PROFESSOR RODNEY COSTA




COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK