DICA ND

SEM ESTRESSE COM AS DICAS DA XANDA!12/05/17

E também a insônia, a indigestão e tantos outros problemas!

Se você se encontra estressado, irritado, com problemas pra dormir, intestino ou digestão prejudicada, essas dicas para desintoxicar o corpo, a mente e os sentidos podem te beneficiar bastante. Ah! E elas são aplicáveis a todos os doshas (leia-se temperamentos ayurvédicos).

As transições das estações podem causar algumas reações ao corpo. Então aqui seguem seis dicas ayurvédicas para tornar esse processo brando e equilibrado.   

1 - Temperos

Para clima frio, alimentos mais quentes, cozidos e temperados com ervas, especiarias e elementos depurativos. 

Que tal um caldo com inúmeros temperos-delícia?!

 

2 - Desintoxicação da mente 

Evitar estímulos contínuos como tablets, celulares, televisões e computadores. Principalmente antes de dormir. Explore e resgate seus sentidos mais sutis com estímulos mais leves. Leituras, escutar uma música tranquila... Aproveite para estimular outros sentidos adormecidos.   

3 - Contato com a natureza 

Somos seres naturais e precisamos desse contato para nos (re)aproximarmos do nosso equilíbrio. Faça uma caminhada em uma área aberta, com árvores e plantas, respire um ar puro. Evite atividades intensas por alguns dias para retomar o equilíbrio do corpo.   

4 - Pranayama de respiração

Tape a narina direita com o dedo polegar, inspire pela narina esquerda. Retenha o ar, tape a narina esquerda, solte a direita e expire por ela. Inspire pela direita, retenha novamente. Tape a narina direita e solte o ar pela esquerda. Vá alternando. Esse é um Pranayama muito estabilizante, calmante. Isso recalcula o fluxo da respiração, tranquiliza e renova. 

5 - Evitar comidas não-naturais

Não consumir: carnes, frituras, qualquer alimento químico ou industrializado, álcool, açúcares refinados, leite e derivados, bebidas geladas, gasosas e sucos concentrados, brócolis, couve-flor, repolho, berinjela, batata inglesa e tomate, cebola e alho na forma crua.

6 - Chás

Importante o uso constante dos chás. Consuma chás estimulantes do Agni (fogo digestivo) o dia todo: gengibre, hortelã, alecrim, manjericão, hibisco, dente de leão, cardamomo...

Certifique com seu profissional de confiança se esses elementos e sugestões são propícios e aplicáveis a você. Principalmente caso apresente alguma condição especial.

Namastê!

#dicasdafog

XANDA FOGAÇA (COLABORAÇÃO ESPECIAL)

FOTO ACERVO PESSOAL




COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK