GASTRÔ

QUER SER UM EXPERT EM CERVEJA!?11/07/17

Pão Líquida fala das novidades do curso de sommelier de cervejas em BH

Salve! Salve! Todos sabemos que o pão em forma de líquido e seus sabores vêm sendo conhecidos e reconhecidos no Brasil, e principalmente aqui no nosso Curral del Rey, também apelidado de Bélgica brasileira devido à grande variedade de estilos que produzimos na região.

E já que estamos aqui, porque não conhecer definitivamente todos os estilos e escolas, conhecer a história e os ingredientes, os processos de produção, e, principalmente, saber apreciar melhor este líquido sagrado que, há muito tempo, foi um segredo guardado pelos monges. Aqui nas terras tupiniquins então, mais do que uma fórmula secreta, o verdadeiro sabor deste líquido nos foi privado durante muitos anos pela qualidade que era imposta pela pouquíssima variedade de anos atrás. Uma verdadeira sacanagem que a ganância legislativa permitiu, provavelmente fruto da promiscuidade que estamos assistindo hoje na política do país. Temos uma lei que diz que mais da metade do que na receita original da cerveja conhecemos pelo malte pode ser substituído por cereais não maltados e ainda assim ser chamado de cerveja.

Falcone, Fabiana e Jaqueline, nomes por trás da Academia Sommelier de Cerveja

Graças aos artesãos do malte e do lúpulo, a história tem mudado tanto por aqui como no mundo, e apesar de muito recente e ainda não termos uma escola brasileira da cerveja (se suco de milho fermentado fosse realmente cerveja poderíamos ter…), temos ao menos várias escolas ensinando a arte de produzir, apreciar e harmonizar os variados estilos de cerveja. Eu mesmo já postei aqui (veja anterior) um curso de uma turma do Instituto da Cerveja que veio dar aulas por aqui, e é com muito prazer que venho falar agora da Academia Sommelier de Cerveja, uma escola mineira que é formada por três sócios que sacam muito do assunto: Marco Falcone, que além de sócio da ASC é também proprietário da Cervejaria Falke Bier e diretor do Sinbebidas; Fabiana Arreguy que é jornalista, uma das mais conceituadas sommelières de cervejas do país e juíza internacional; e Jaqueline Oliveira, a Jaque, uma pioneira no mercado das artesanais em Minas. Segundo ela, o curso da Academia Sommelier tem sido um dos mais cotados na procura de profissionais para o mercado de trabalho, no que se refere a cervejas artesanais.

Eles abrem o segundo semestre com uma novidade, uma extensão em um segundo módulo do curso para sua 12ª turma de sommelier de cerveja. O curso de sommelier módulo 1 começa no dia 7 de agosto e terá carga horária de 100horas/aula. O aluno será capacitado a explicar todos os aspectos relacionados à bebida, desde sua rica história até os melhores estilos para cada situação, degustar e avaliar cervejas, elaborar cartas de cervejas para estabelecimentos comerciais e conduzir harmonizações das mais variadas. Para quem não tem intenção de trabalhar na área, este também é o curso ideal para conhecer a bebida, através de aulas teóricas e práticas, acima de tudo, divertidas e saborosas.

Conduzir harmonizações variadas está na pauta do curso 

As inscrições para o Módulo 2 - Curso de Extensão ao Sommelier de Cerveja também estão abertas, mas para cursá-lo é necessário que o aluno seja diplomado como sommelier de cerveja, por qualquer instituição. Seu foco é ensinar competências com vistas ao mercado de trabalho, algo inédito no mercado e oferecido exclusivamente pela ASC.

Bom, com a bagagem desta turma, você definitivamente terá o universo das cervejas desvendado, e o melhor, eles estarão sempre por aqui, nos eventos e até na rádio - quem não conhece o programa da Fabiana, Pão e Cerveja na rádio CDL?. E a primeira vez que ouvi o Marco Falcone falando numa harmonização (evento delicioso do André do site Cozinhe pra Ela!) eu me impressionei, o cara saca muito! Tempos depois, lá está ele de roupa típica numa das feiras do Experimente, (todos conhecem né?!). A Jaque, então, está em todas, e sabe tudo do mercado!

Então, com certeza este é um ótimo caminho a se trilhar por aqui, seja para o mercado ou simplesmente para dominar os aspectos deste líquido fascinante que adoramos e apreciamos a cada dia com qualidade crescente! Cheers!!

Serviço:

Curso de Sommelier de Cerveja

Quando: Início das aulas no dia 7 de agosto

Onde: Mercado Distrital do Cruzeiro (Rua Opala, s/n), Belo Horizonte 

Quanto: informações pelo  academiasommeliercerveja@gmail.com

Módulo 2 - Curso de Extensão ao Sommelier de Cerveja

Quando: 14 de agosto

Site: www.academiasommelierdecerveja.com.br

 

ANDERSON FREIRE (COLABORAÇÃO ESPECIAL)

FOTOS ACADEMIA SOMMELIER DE CERVEJA/DIVULGAÇÃO



COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK