GASTRÔ

DE TIRADENTES PARA O BRASIL E PORTUGAL06/04/18

Evento lança calendário de expedições para 2018!

O Fartura - Comidas do Brasil está de malas prontas para desembarcar em Porto Alegre nos dias 5 e 6 de maio. O festival que começou o ano em Belém, em janeiro, está com a agenda cheia para 2018 e vários destinos já confirmados.

Evento está com a agenda cheia!

As próximas paradas serão: Brasília, em junho; São Paulo e Tiradentes, em agosto; Belo Horizonte - nas versões tradicional e kids -, em setembro; Fortaleza, em novembro;  e Belém, novamente em janeiro do ano que vem. Extrapolando as fronteiras do país, o Fartura ganha, em outubro, sua segunda edição em Portugal . 

A gastronomia tem um poder transformador não só no aspecto cultural, mas também econômico no Brasil. Em 2016, a indústria da alimentação faturou R$ 614,3 bilhões e recebeu um investimento de mais de R$ 20 bilhões. Gerou 1,6 milhões de empregos diretos. Em 2017, depois de dois anos de recessão, a economia do Brasil voltou a crescer e boa parte veio do campo, já que o PIB da agropecuária aumentou 13% em 2017. A safra agrícola bateu recorde com os grãos - 240 milhões de toneladas, 29,5% a mais que 2016. Esses números só exemplificam uma parte da grandiosidade do setor. O prato é o ponto final dessa cadeia e o consumidor - seja um restaurante ou o consumo doméstico - precisa entender o que está por trás de uma refeição. Só assim vamos dar mais importância ao que comemos”, explica Rodrigo Ferraz, diretor da Plataforma Fartura - Comidas do Brasil, que recebeu o prêmio de Inovação em Turismo, do Second Runner-up - United Nation World Tourism Organization.

A saber: a turma do Fartura percorre todo o país pesquisando a origem dos ingredientes por meio da Expedição Fartura, que desde 2012 já visitou 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Todo o conhecimento adquirido é transformado em conteúdo, que é disponibilizado no site, nas redes sociais (Facebook e Instagram), em vídeos, livros, programas de rádio e projetos customizados.

CALENDÁRIO 2018

Porto Alegre

·         05 e 06 de maio

·         Local: antigo hangar da Varig, ao lado do Boulevard Shopping – Porto Alegre

·         O primeiro evento do ano será na região Sul, em breve com todas as atrações confirmadas

Brasília

·         09 e 10 de junho

·         Local: Pontão

·         Será a primeira edição do festival na cidade completando, assim, todas as regiões do Brasil

São Paulo 

·         04 e 05 de agosto

·         Local: Jockey Club de São Paulo

 

Delícias made in Fartura!

Tiradentes 

·         24 de agosto a 02 de setembro.

·         O festival completa 21 anos e comemora os 300 anos de Tiradentes homenageando Minas Gerais. A cidade se transformou com a surgimento do evento, tendo um aumento do seu PIB em 300% em 10 anos, com 50% de sua economia baseada na gastronomia e hotelaria.

Belo Horizonte 

·         22 e 23 de setembro

Belo Horizonte Kids 

·         29 e 30 de setembro

·         Pela primeira vez, um evento gastronômico se dedicou exclusivamente ao público infantil, com o Fartura Belo Horizonte Kids, em 2017, que recebeu 4 mil pessoas. Este ano, está confirmada a segunda edição do evento.

Lisboa 

·         Outubro

·         Segunda edição internacional do evento. Em 2017, a Fartura expandiu suas fronteiras e buscou em Portugal, a origem da nossa gastronomia, o primeiro destino para o Festival fora do Brasil. Para 2018, Lisboa entra no calendário fixo dos festivais, com uma versão mais abrangente.

Fortaleza 

·         10 e 11 de novembro

·         Pela quarta vez, o Festival Fartura chega à capital do Ceará. Uma versão al mare do evento recebe os convidados no Iate Clube de Fortaleza.

 

#programação

JR MENDES(DA REDAÇÃO)

FOTOS RODRIGO SAMPAIO / RODRIGO VALENTE

 




COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK