COLUNA DA NATÁLIA

É SÓ SEGUIR A ESTRELA! #BACKER24/08/18

Backer investe no DNA cervejeiro pra fazer seus destilados especiais

Uma cervejaria fazendo whiskey e gin? Pode isso, produção? É o que a Backer acaba de fazer!

A ideia de criar um Single Malte surgiu porque a matéria-prima da cerveja e do whiskey é a mesma: o malte. Para tanto, muita pesquisa foi feita durante vários anos antes que o whiskey 3 Lobos chegasse ao mercado.  

Com vocês, o 3 Lobos Experience!

Um whiskey nada mais é que uma bebida alcoólica destilada de grãos, muitas vezes incluindo malte, que foi envelhecida em barris. Segundo a legislação brasileira, sua graduação alcoólica tem teor alcoólico entre 38 e 54% a uma temperatura de 20°C. Portanto, a Backer está lançando um single malte bastante frutado, leve e fresco, com notas aromáticas de pera e mel. Este primeiro lote terá entre cinco e seis mil garrafas numeradas.

Não estamos simplesmente fazendo destilados. Estamos produzindo destilados que contêm matéria-prima cervejeira. Isso é o essencial. O nosso single malte possui características próprias, pois é destilado em pequenas panelas de cobre e feito com malte e fermento cervejeiro. Este é o nosso segredo. É muito distinto do que se encontra e se conhece no mercado. São produtos que estamos pesquisando, estudando há alguns anos e hoje a expectativa é muito boa”, declara Paula Lebbos, diretora da Backer.

O gin que virou hit na CASACOR Minas 

Assim, os frequentadores do Templo Cervejeiro poderão degustar a bebida num ambiente criado especialmente para isso e com serviço diferenciado. Ao pedir, o cliente receberá uma tábua de degustação com três taças. Uma com o destilado branco do malte, conhecido como spirit, que é um passo antes da bebida se tornar um whiskey realmente. A segunda taça traz um whiskey turfado. A turfa é utilizada na defumação do malte e também nos barris que maturam a bebida e Paula ressalta ainda que "é importante conhecer e entender seus sabores". E a terceira taça contém o single malte da Backer, puro, frutado e envasado num garrafa que já virou objeto de desejo e tem a assinatura da Oficina 161

Vai uma gin tônica aí?

O gin - ou gim, em bom português - é uma bebida destilada à base de cereais que passa por um processo de infusão com zimbro e outras especiarias. Seu teor alcoólico varia entre 37,5% e 50% e é conhecido por ser uma bebida bastante aromática e uma das prediletas da realeza britânica.

Cada fabricante possui sua própria combinação de ingredientes - além do zimbro, que é obrigatório por lei.  Pois a Backer pesquisou bastante sobre as possibilidades deste novo produto e a única conclusão possível foi se manter fiel às suas origens e usar como ingrediente nada mais, nada menos que o lúpulo. Ou seja, criou um gin cervejeiro. 

Ambos os lançamentos podem ser encontrados na CASACOR, no Templo Cervejeiro Backer ou num bar mais próximo de você.  
 

NATÁLIA DORNELLAS

FOTOS: DANIEL MANSUR/DIVULGAÇÃO



COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK