GENTE

73 MENOS 23 IGUAL 50 ANOS DE GUSTAVO05/10/18

Cinco décadas de trabalho do arquiteto ganham comemoração especial

No dia 9 de outubro, às 19h, no Cidad3, em São Paulo, será lançada a pedra fundamental de Gustavo Penna 73/23 - 50 anos de Arquitetura, desenho e palavra. O projeto de longo prazo foi idealizado por uma equipe de professores da PUC Poços de Caldas e prevê a publicação de livros, workshops, concursos, plataforma multimídia e exposição durante os próximos cinco anos, afinal, é só em 2023 que o arquiteto completa seu cinquentenário. 

A marca do projeto foi feita pela Giuli Seara Design

Para analisar as dezenas de projetos de Gustavo, um corpo docente multidisciplinar da PUC vai se debruçar, de agora até 2023, sobre os mais distintos aspectos que caracterizam a obra do arquiteto, incluindo a intercomunicação com a arte, a cultura, a história e a geografia dos espaços. Além dessa coordenação acadêmica, o programa conta com a colaboração das equipes da editora KPMO Cultura e Arte e do escritório Gustavo Penna Arquiteto & Associados.

O primeiro workshop, “Arquitetura como Símbolo”, será na escola de arquitetura da PUC Poços de Caldas, nos dias 19 e 20 de novembro. O concurso sugere que os alunos apresentem uma proposta de intervenção para uma área da cidade. A competição é aberta a estudantes e jovens profissionais de todo o país (até cinco anos de formado) e a equipe vencedora terá uma Residência Arquitetônica com o mestre entre os dias 14 de janeiro e 1º de fevereiro de 2019. Para saber mais sobre o concurso clique aqui. 

Projeto da GPA&A, o laboratório da Wälls, no Olhos D´Água, em BH, levou o Prix Versailles 2018

Claro que uma homenagem assim deixou Gustavo Penna feliz da vida. Segundo o próprio, não há maneira mais motivadora de celebrar seus 50 anos de carreira, pois é justamente no debate entre gerações que surgem novas maneiras de pensar e criar: “Meu entusiasmo é grande. Trabalho junto com os estudantes: ampliar o diálogo e imaginar territórios da invenção. É o movimento que celebra a vida.”.

 

DA REDAÇÃO

FOTOS: GPA&A/DIVULGAÇÃO




COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK