DICA ND

LEITE DE COCO... DE CAIXINHA?! NÃÃOOOO!!15/09/17

Saiba os benefícios e como fazer o seu! É fácil! Vem, gente!

O leite de coco é delicioso e um excelente substituto do leite de vaca, tanto em receitas e até mesmo naquele chocolate quente em um diazinho frio que todos nós merecemos de vez em quando. Ele também é riquíssimo em vitaminas, minerais e macronutrientes e, de acordo com estudos, oferece inúmeros benefícios para a saúde. O coco foi considerado pelo Functional Foods Center (EUA) um superalimento e está entre os dez melhores alimentos do mundo. É também excelente fonte de cálcio e potássio e o melhor de tudo: o leite de coco não contém a temida lactose.

A Ayurveda considera a bebida um medicamento poderoso para manter o corpo equilibrado e ele é rico em duas gorduras importantíssimas: o ácido láurico e o monolauril. Importantes pois:

1.    Regulam o funcionamento da tireoide, acelerando o metabolismo e possibilitando a queima de calorias.

2.    O ácido láurico tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais, que melhoram a resposta imunológica do organismo.

3.    Acredita-se que ele ajude no combate ao vírus que causa a herpes.

Mas isso tudo diz muito a respeito do leite caseiro, hein, gente! Não vale aqueles de garrafinha vendidos em supermercado, pois são cheios de conservantes e, geralmente, açúcares (mesmo que disfarçados) também.

Saiba fazer o seu, em casa, logo depois da foto!

 

Bom, vamos à receita:

Ingredientes:

- 1 xícara de coco seco ralado ou em pedaços (importante: despreze a água dele, pois ela é cheia de fungos!)

- água quente

- 1 coador ou um pano bem fino

Modo de Preparo:

- Abrir o coco e descolá-lo de sua casca. Não é necessário remover a parte marrom que fica no interior do coco. Pique-o em pedaços pequenos ou rale.

- Coloque o coco no liquidificador e cubra-o com a água. O segredo é bater por pelo menos 5 minutos. Em seguida, passe no coador ou pano.

Guarde o resíduo. Pode-se fazer várias receitas substituindo farinhas, ou até mesmo o coco ralado. Você pode colocar numa forma e assar em fogo baixo também, assim terá farinha de coco.

O ideal é consumir o leite de coco caseiro em no máximo 3 dias e guardá-lo na geladeira ou congelar. Dura até 4 meses.

Bon appétit!!

#leitesemconservantes

XANDA FOGAÇA (COLABORAÇÃO ESPECIAL)

FOTO REPRODUÇÃO/INSTAGRAM@XANDAFOGACA




COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK