COLUNA DA CHEFE

LOOP DO ÁLE ALVARENGA VIROU VEDETE31/08/17

Designer de mobiliário e estilista criam peça vedete na CASACOR Minas

Moda e decoração são paralelas que se encontram o tempo todo e foi de uma daquelas topadas entre o designer Ále Alvarenga (fala-se Ále mesmo) e o estilista Luiz Claudio Silva, leia-se Apartamento 03, que nasceu um dos móveis que chama a atenção de quem passa pela CASACOR Minas nesta adorável temporada que já tomei a liberdade de chamar de histórica.

Ále Alvarenga e Luiz Cláudio: identificação imediata

Pra quem chegou agora, Ále Alvarenga é mineiro de Caratinga com estúdio de criação localizado em Belo Horizonte depois de rodar o mundo e o Brasil - história que a gente conta depois. Seu trabalho une o pensamento criativo e seu profundo conhecimento industrial para desenvolver, com estética sofisticada, móveis simples e funcionais. Sua inspiração é alimentada por incansáveis pesquisas e por um olhar atento ao mercado e ao comportamento humano. Como desenhista industrial, ele possui uma sólida carreira: já atuou na indústria de joias, moda, brinquedos, instrumentos cirúrgicos, tecidos e metais sanitários. No setor de mobiliário, colabora com diversas marcas.

Luiz Claudio é figura frequente por aqui, mas não custa apresentar. Diretor de criação da Apartamento 03, que hoje integra o grupo Nohda, Luiz fez sua primeira coleção em 2006, com uma encomenda feita pela stylist (e amiga) Mariana Sucupira, que pediu peças exclusivas para um ensaio. O que começou como uma pequena produção de peças virou a incubadora do que é hoje a marca. O nome veio do lugar onde o estilista atendia: seu próprio apartamento no bairro Santo Antônio.

A parceria ganhou ensaio de moda bafônico com a diva Naime

Foi o Ále quem criou a poltrona LOOP, em 2016, mas foi o Luiz quem a vestiu para a CASACOR. A peça tem evidentes inspirações no trabalho de Martin Eisler e Carlo Hauner; que homenageia o mobiliário brasileiro de maneira atualizada sem esquecer seu legado. O principal conceito é a leveza (sua estrutura delicada e leve distribui os esforços de maneira eficiente). A ergonomia perfeita obtida na montagem das conchas deu-se após estudos em diversos protótipos, possibilitando um ajuste perfeito entre conforto e uso adequado, tanto para uma conversação quanto para leitura (o que exige maior permanência do usuário assentado). A peça está no Espaço 100% Minas, que fica no 2º andar do casarão e é uma interseção entre design industrial e moda, linguagens que tornam-se complementares e resgatam o fazer mineiro de maneira contemporânea.

A parceria surgiu de maneira leve e informal e resultou em interferências de moda com a forte característica de estilo da Apartamento 03, o bordado. Portanto temos duas interpretações distintas sobre a Loop, que é um produto comercializado pelas melhores lojas de design do Brasil. A primeira é a poltrona dourada, baseada na coleção A/W 2016 "Orlando", que tem como ponto de partida a biografia Orlando, de Virginia Woolf. Já a negra é baseada na coleção "O Visconde Partido ao Meio", que parte da obra de Italo clavinoEm Minas Gerais, a LOOP pode ser encontrada na loja da São Romão/Axis.

 

Estamos encantados pelo resultado e passamos todo dia pela exposição para paquerar a LOOP.

Ficha técnica do ensaio

Poltrona Loop: Ále Alvarenga + Luiz Claudio + Apartamento 03 (@alealvarengadesigner + @apartamento03 + @luiz_ap03)

Modelo: Naime Rodrigues (@naimerodriguess) - The Agent Model (@muchelas)

Beauty: Fairuze Reis (@menudemaquiagem)

Styling: Davi Leite (@_davileite)

Foto: Everton Funghi (@efunghi)

NATÁLIA DORNELLAS

FOTOS ESTUDIO EFUNGHI



COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK