MODA

ALI NA CLÁUDIO MANOEL COM PIAUÍ #MODA11/08/17

Imóvel que abriga Mary Caetano é tombado e merece visita

Uma casa antiga de fachada cinza com azulejos pouco usuais verdes chama a atenção de quem passa pela rua Claudio Manoel, na altura do número 282, esquina de Piauí, no bairro Funcionários. Para quem nunca se aventurou para sabe, ali funciona a loja Mary Caetano, que atualmente é gerida pelos irmãos Eduardo e Berenice Caetano com a ajuda da terceira geração da família, leia-se Marcelo, Paula e Luciana Caetano, netos de Mary.

A casa chama a atenção de quem passa pela rua Claudio Manuel

 

Recém-tombada pelo patrimônio histórico – um presente para a cidade, diga-se de passagem –, a casa abriga há 38 anos a multimarcas que é referência quando o assunto é sofisticação. A fórmula do sucesso? O olhar dos gestores para o novo, sem perder de vista a tradição, os desejos do cliente e o legado de sua fundadora.

É um grande desafio manter o legado da vovó. Ela tinha um olhar para moda muito a frente do seu tempo. A nova geração da Mary Caetano, composta por minha tia Berenice e meu pai Eduardo, minha prima Luciana e agora por mim, trabalha diariamente pensando em como manter o frescor que minha avó trazia de forma tão natural para a loja” contou Paula ao ND.

 

Um pouco de história...

O casarão foi projetado em 1911, pelo engenheiro e arquiteto Francisco Isidro Monteiro para o Sr. Manoel Lopes de Figueiredo, primeiro proprietário do imóvel, e mais tarde, em 1979, seria comprado pelo Sr. Alberto Caetano Guimarães e sua esposa Mary Rosa Koeningkan Caetano, a Mary Caetano.

Paulista nascida no município de Cruzeiro, Mary Caetano  começou a trabalhar com uma butique que funcionava no apartamento onde a família residia na rua Levindo Lopes com Antônio de Albuquerque, no coração da Savassi, para só depois de oito anos ver o negócio se expandindo e indo parar na casa histórica que ocupa até hoje.

A matriarca

                                               

 

O tombamento

O espaço, segundo o dossiê de tombamento da casa que foi feito em 2016, passou por algumas mudanças estruturais, já que antes era usada como residência. O processo surgiu de forma natural, já que a família já mantinha todos os cuidados exigidos pela comissão de tombamento.

O processo foi bem tranquilo. O patrimônio teve muita consideração com o fato de sermos um comércio e saber que mudanças estruturais profundas poderiam impactar no nosso trabalho. Sendo assim, fechamos as vitrines para trazer de volta as janelas originais da fachada. Em relação à cor, como não havia registro da original, mantivemos a que já estávamos usando, que é um cinza escuro. E os veios do contorno das janelas foram acrescentados como projeto no original. A parte interna da casa não precisou ser alterada. Mas nós mantemos até hoje muitas das características originais, como o teto de madeira, as portas do segundo andar e as janelas”, afirma a neta de Mary.

O interior da loja

Desde a época em que Mary Caetano comandava a butique, a responsável por qualquer tipo de alteração, reforma e afins sempre foi a designer de interiores Lena Pinheiro, que contou ao site sobre o cuidado, respeito e carinho que sempre teve com o espaço e com a família Caetano.

Trabalho com a família desde a época da dona Mary, e sempre tive muito carinho e respeito por aquela casa. Sempre respeitei os outros arquitetos mais antigos e que deixaram sua marca ali, e acho que o tombamento veio como um presente para a cidade. Claro que eu incorporo elementos modernos e contemporâneos. Mas é muito bonito ver a relação e carinho que eles têm com o espaço e a cidade”, finaliza Lena.

Detalhes da fachada da loja!

As novidades não param por aí! A multimarcas agora vai remodelar a sua forma de expor os produtos na loja - vem uma store in store aí muito bacana! -, mas isso a gente conta em breve aqui no ND

 

Serviço:

Mary Caetano

Onde: rua Cláudio Manuel, 282, Funcionários

Instagram: @marycaetanoloja

 

#cool

JR MENDES (DA REDAÇÃO)

FOTOS DIVULGAÇÃO 




COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK