OLHO NA CIDADE

BASQUIAT CHEGA AO CCBB-BH EM JULHO #ART03/02/18

Retrospectiva do norte-americano chega à capital no segundo semestre

A cena artsy de BH vai esquentar entre julho e setembro deste ano. A exposição “Jean-Michel Basquiat obras da coleção Mugrabi”, que está no CCBB-SP, vai desembarcar na Praça da Liberdade. 

Exposição do Basquiat vem para BH!

A notícia foi confirmada pelo Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB-BH). “Basquiat está confirmada em BH a partir de julho deste ano e fica conosco até final de setembro. Ainda estamos em negociação com duas mostras que comporão nossa grade em 2018...”, contou Gislaine Tanak, gerente de Administração e Comunicação do espaço.

Curada por Pieter Tjabbes, a exposição reúne mais de 80 trabalhos assinados por Jean-Michel Basquiat, entre eles, parcerias com Andy Warhol. Telas de grandes dimensões, desenhos e até uma porta pintados pelo nova-iorquino mostram as diversas fases de uma carreira que foi curta, mas intensa.

Basquiat morreu, aos 27 anos, em Nova York, vítima de uma overdose de cocaína e ecstasy. Até esse período, no entanto, criou freneticamente. “Ele pintava em portas, geladeiras, paredes e até no chão”, conta o curador da exposição, Tjabbes. 

Artista é considerado neoexpressionista, mas flerta com o pop

O artista era um dos poucos afro-americanos num mundo artístico predominantemente branco. Sua obra rapidamente evoluiu de uma evocação às ruas a uma profunda narrativa sobre a experiência de ser negro e suas conquistas culturais. 

 

#chegando

JR MENDES (DA REDAÇÃO)

FOTOS REPROUÇÃO 




COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK