ND AMA

...UM OLHAR ELEGANTE SOB A PRAÇA SETE!10/03/18

Arquiteta lança olhar sobre antiga sede do Banco do Estado de Minas Gerais (BEMGE)

Aceitando o convite de Eduardo Faleiro (nosso colaborador), a designer de interiores Lena Pinheiro lança um olhar para um prédio localizado na Praça Sete, no coração da cidade. Trata-se da antiga sede do Banco Mineiro de Produção e também do extinto Banco do Estado de Minas Gerais (BEMGE), obra do arquiteto Oscar Niemeyer, que, by the way, já serviu de locação para um ensaio do ND (relembre). 

Lena Pinheiro com a palavra!

                                    

De acordo com o Conselho Estadual de Patrimônio, o CONEP, o prédio é um dos mais representativos projetos do arquiteto brasileiro consagrado internacionalmente. Por este motivo, ele é tombado. 

O local abriga, atualmente, a sede do projeto P7 Criativo, a primeira agência de desenvolvimento da indústria criativa do estado. 

 

"Escolhi esta edificação por fazer parte da minha infância e adolescência. Nas visitas ocasionais ao meu avô, que na época era diretor do Banco Mineiro da Produção e posteriormente do BEMGE. Desde aquela época, ficava completamente fascinada ao sair do elevador? e ver as divisórias de tijolo de vidro e ?os painéis de jacarandá?.

Os detalhes modernistas me encantavam. Lembro claramente do pavimento de cobertura com sua laje curva e seus pilares esbeltos e as marquises da fachada.

Naquela época não imaginava o que era arquitetura e muito menos quem eram Oscar Niemeyer e suas obras. Todos estes detalhes, sem dúvida, foram referências para eu escolher minha profissão, que está diretamente ligada àquela arquitetura".

Olhe para o alto!

 

                                                        

 

#olhepracima

 

EDUARDO FALEIRO (COLABORAÇÃO ESPECIAL)

FOTOS BARBARA DUTRA E DIVULGAÇÃO 




COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK