OLHO NA CIDADE

ESPAI: CASA DE ARTE PARA VC CONHECER JÁ09/01/17

Espaço de arte de Nydia Negromonte e Marcelo Drummond é cantinho ´tem que ir´ no Santa Efigênia!

Criado em 2013 a partir do desejo e vocação comum de Nydia Negromonte e de Marcelo Drummond, o ESPAI é um lugar que vai muito além da arte! Por lá eles oferecem um ambiente para pesquisa, apresentação de trabalhos, ateliê e espaço de desenvolvimento de projetos artísticos (claro!), além de estreitar conexões com diferentes campos de conhecimento.

A casa, que fica em frente ao Bouquet Garni, no Santa Efigênia, é da mesma idade do imóvel que abriga a CasaND, já que também é da década de 1920, e um dos destaques é que lá eles não têm portas! Apenas um portão separa o lugar da rua e o visitante vê, da calçada, uma grande garagem que o convida para o interior, que conta com um conjunto de salas – oito no total – interligadas e estrategicamente pensadas. As três primeiras são dedicadas à exposição dos trabalhos dos anfitriões e fazem um convite para que outros artistas as ocupem.

Pode chegar que a casa é nossa!

 

O corredor está recheado de objetos e utensílios que se organizam de acordo com as necessidades. Em seguida, quem visita a construção histórica se depara com a cozinha e o banheiro, que ficam um de frente pro outro e são lugares de encontro e intimidade. Andando mais um pouco por lá, chega-se à reserva técnica, que convida para um momento de pausa, atenção e introspecção no “quarto da bagunça”. Finalizando, o ateliê que, ao mesmo tempo que é bastante íntimo se transforma quando mais gente vai lá dividir ideias com o casal, recebe todos!

Com essa estrutura, além de receberem eventos artísticos eles ainda fazem alguns em parceria com Agnes Farkasvölgyi, batizados de “A travessa é”, onde os participantes começam os trabalhos no ESPAI e finalizam com uma refeição temática na cozinha mais mágica e inspiradora de BH! “Era inevitável fazermos algo juntas! A Agnes é nossa vizinha de porta e uma amiga de muitos anos, então compartilhamos muitas ideias! As conversas por aqui, antes dos jantares por lá, nem sempre são relacionadas à arte, mas o menu sempre tem algo à ver com o que a gente vai discutir para que a conversa continue quando atravessarmos a rua”, disse Nydia ao ND.

Inúmeros agitos tomam conta do espaço durante o ano, e o próximo será o “Faz um DDD”, fazendo alusão à antiga campanha publicitária da Embratel, sendo que, nesse caso, DDD significa “Dia De Desenho”. Nydia e Marcelo estão convidando alguns amigos, mas todos aqueles que já desenharam ou nunca tiveram sequer curiosidade de fazê-lo estão mais que convidados! “Não é uma aula. É apenas uma oportunidade para todo mundo colocar o que quiser no papel”, finalizou ela.

Desenha? Não? Tudo bem! Pra tudo tem uma primeira vez!

 

A gente adorou!

Serviço:

ESPAI - rua Tenente Anastácio Moura, 683, Santa Efigênia

Instagram: @espaiarte

Facebook

#artsy

CECÍLIA BARBI (DA REDAÇÃO)

FOTOS REPRODUÇÃO



COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS (1)


Estela Ruffino - 09/01/17


Que linda! Não conheço - ainda - já amei. Parabéns!





MENSAGEM




FACEBOOK