DICA ND

QUEM (O QUE) É ESSE TAL DE ''GHEE''?!02/09/17

Xanda conta os benefícios e usos possíveis!

O ghee (ou manteiga clarificada) é uma receita ayurvédica milenar. É o óleo purificado da manteiga, onde toda a água, elementos sólidos e toxinas da gordura do leite (caseína e lactose) são removidos através de um processo de purificação, aquecimento e coação.

Ele deve ser preparado com manteiga sem sal e, durante o processo de aquecimento, a manteiga é derretida lentamente e as gorduras saturadas vêm para a superfície em forma de blocos, formando uma camada de espuma, que deve ser retirada várias vezes, até que se eliminem todos os resíduos, a água evapore e reste apenas o óleo, que é então coado em um tecido fino. O processo de clarificação da manteiga pode ser demorado, dependendo da quantidade usada, e requer um pouquinho de paciência.

 

Ele não contém lactose e não produz fumaça quando aquecido em altas temperaturas (o que resulta na não saturação da gordura). Na Ayurveda, a manteiga clarificada é utilizada também como um ingrediente medicinal, como um tônico que aumenta a força e a expectativa de vida.

O ghee é usado tanto de forma interna como externa, no caso de massagens terapêuticas. Além de ser uma gordura boa, faz bem para o bom colesterol, ajuda a equilibrar a acidez do organismo e traz vários benefícios à saúde. Ele ainda pode ser usado para fins culinários, para substituir azeite ou a própria manteiga em pães, tapiocas e o que mais a imaginação mandar!

O uso tópico do óleo é assunto – dos bons! – para outra nota.

Saúde e bon appétit!!

#ghee

XANDA FOGAÇA (COLABORAÇÃO ESPECIAL)

FOTO REPRODUÇÃO




COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK