ND AMA

PELOS PODERES DA BIOMASSA DE BANANA #TIP09/04/18

Xanda Fogaça explica porque ela é o novo preto!

A gente sabe que biomassa tá na moda. Mas ainda não ficou muito claro pra quê ela serve e como pode ser usada. Vamos esclarecer então algumas questões importantes da tão falada biomassa de banana verde. Mas já digo que ela é incrível. 


A biomassa é um alimento funcional pois, quando cozida, se torna um amido resistente (aquele amido que não é digerido e nem absorvido pelo intestino). Este amido resistente possui ação semelhante às fibras alimentares, portanto, auxilia no bom funcionamento do intestino e limpa substâncias nocivas a ele.

 

Ela impede a elevação da glicemia e aumenta a imunidade, por isso é indicada para quem tem restrições alimentares como intolerância ao glúten, à lactose, pessoas com diabetes ou alergias alimentares. Além disso, a biomassa proporciona mais saciedade e nutre, é rica em vitaminas A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio, potássio e sódio.

 

No intestino, a biomassa é utilizada por bactérias boas do nosso organismos (probióticos) como fonte de energia, mantendo, assim, a integridade da mucosa intestinal e auxiliando na recuperação de sua saúde. Ela também bloqueia a absorção de gordura e açúcar de outros alimentos.


Como posso usar?


A banana verde é um espessante natural e pode ser usada no lugar de cremes e queijos, creme de leite, leite condensado, maionese, entre outros ingredientes na execução de massas, bolos, biscoitos… Não tem gosto de banana e pode ser usada na dieta de qualquer pessoa.

A tão falada biomassa de banana verde!

           

Você pode encontrar pronta em lojas de alimentos funcionais e supermercados. A má notícia é que é muito cara. A boa é que aqui a gente ensina a como fazer em casa. Todo o processo leva mais ou menos 40 minutos.


Bom, vamos então ao mais importante:

Receita:

Ingredientes:
10 bananas extremamente verdes (sem que tenham sido climatizadas)


Instruções:
- Certifique-se de que as bananas estejam bem verdes
- Corte-as bem rente ao cacho
- Lave uma a uma com água e sabão.
- Coloque em uma panela de pressão água suficiente para cobrir as bananas
- Ferva a água
- Quando levantar fervura coloque as bananas (É importante a água estar fervendo, pois o choque térmico é essencial para tornar o amido resistente)
- Tampe a panela de pressão
- Conte 8 minutos após iniciar a pressão e desligue o fogo em seguida
- Espere a pressão sair naturalmente
- Abra a tampa, retire as bananas, descasque-as tomando cuidado para não queimar. Utilize um garfo.
- Bata as bananas descascadas no multiprocessador ou batedeira. 

 

Não adicione água. E nem recomendo usar liquidificador. Para algumas receitas você terá de usar a biomassa amolecida. Aí adiciona-se água para deixá-la numa consistência mais molinha. O aspecto é de uma massinha bem grossa.

 

Você pode separar em potes ou saquinhos e congelar. Dura até 6 meses congelada e 5 dias na geladeira.

Bon appétit!

 

XANDA FOGAÇA (COLAB ESPECIAL)

FOTOS ACERVO PESSOAL 




COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK