BELEZA

SAI DESTA FACE QUE NÃO TE PERTENCE!09/11/16

Livre dos cravos em 3, 2, 1...

Pode ser que você não tenha cravos. Esse seria um motivo para quase todas as pessoas sentirem inveja, tamanha sorte! A notícia ruim é que os tais pontinhos pretos, que aparecem na pele, principalmente, na face, são comuns em pessoas de quaisquer idades. A boa: é possível amenizá-los.

Antes de falar como, vamos rapidamente saber de onde eles vêm. A nossa pele é recoberta por queratina, uma proteína que protege contra o ressecamento. O problema é que, às vezes, a queratina (e/ou produtos de beleza muito gordurosos) obstruem os poros, impedindo que a gordura produzida pelas glândulas da pele saia. A queratina fica como uma ‘tampinha’, oxidando em contato com o ar até ganhar a coloração escura que conhecemos. A gordura vai acumulando-se dentro da pele e formando cravos, que são o primeiro estágio da acne.

Livre dos cravos em 3, 2, 1...

Eles podem ser combatidos de diversas maneiras, em geral, a melhor opção envolve a combinação de sabonetes específicos com medicamentos tópicos a serem indicados para cada caso, dependendo de fatores diversos como tipo de pele e gravidade do quadro. Além disso, limpezas de pele periódicas garantem resultados ainda mais satisfatórios.

Os cravos, em geral, estão mais relacionados a questões estéticas do que médicas pois, dificilmente, causam complicações de saúde ou indicam algo mais grave. Para lidar com eles, é importante fugir de receitas caseiras e procurar um profissional habilitado para diagnóstico e tratamento, evitando piora do quadro.

E dá para prevenir? Sim!

Manter a higiene correta da pele (e dos cabelos!) é o principal. Use produtos adequados para seu tipo de pele, não exagere na limpeza do rosto e seja cuidadoso ao esfregá-lo. Espremer os cravos ou mesmo tocar na pele, jamais.

 

#cuidandodapele

 

DR. BRUNO VARGAS (COLABORAÇÃO ESPECIAL)

Graduado em Medicina pela UFMG, Bruno Vargas é médico dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e um dos sócios-proprietários da Clínica Inovatto

FOTO DIVULGAÇÃO




COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK