COLUNA DA CHEFE

ARTESANATO MEETS DESIGN EM TIRADENTES05/11/17

Semana Criativa de Tiradentes já tem data para acontecer no próximo ano!

"Estamos surpresos com o resultado do evento. Não tínhamos ideia ou referência de público. Mas, surpreendentemente, tivemos o auditório lotado nas 11 palestras e bate-papos. Era uma plateia interessada, formada basicamente por designers de interiores e de produtos e estudantes do segmento. O conteúdo era relevante, afetivo, emocionante", diz Simone Quintas, coordenadora e idealizadora da Semana Criativa de Tirantes, que já tem sua segunda edição agendada para acontecer entre 25 a 28 de outubro de 2018.

Para quem chegou agora, no penúltimo fim de semana, entre 26 e 29 de outubro, mais de mil pesossas passaram pelo evento que, num resumão bastante pessoal, era um grande encontro do artesanato com o design, cheio de conteúdo, e mais: uma lufada de esperança para quem já reparou que as coisas da China já chegaram à rua Direita (sim, o artesanato começou a ser substituído por produtos mais baratos e sem nenhuma emoção ou link com os fazedores locais).

Acompanhei de perto as palestras (me apaixonei por Lufe Gomes e sua forma de retratar o morar, adorei a pesquisa de Criatividade brasileira de Clotilde Perez - procure no Google por Picoleishion! - e aprendi mais sobre web com o Otávio da Repense, além de passar a admirar um pouco mais o artista Carlos Alberto Nemer e a diva do design Heloisa Crocco). Fiquei muito surpresa e feliz com o resultado da vivência entre designers e makers locais. 

Olha a turma da SCT aí!

Expedito Jonas de Jesus, talentoso escultor em pedra-sabão; Wagner Trindade, habilidoso no trato com latão, ferro e madeira; Dona Lilia Fonseca, que perpetua a crença das “cruzes de Tiradentes” com seu crucifixo de papel crepom; Rondinelly Santos, jovem entalhador de arte sacra; e Dona Maria da Conceição de Paula, bordadeira de mão cheia, representaram os artesãos, juntaram-se a seis renomados designers brasileiros (Paulo Alves, Maria Fernanda Paes de Barros, Guilherme Leite Ribeiro, André Bastos e Daniela Karam) e produziram peças absolutamente desejáveis, que estavam à venda e foram contextualizadas numa exposição muito bacana no centro cultural Yves Alves. 

“O festival cumpriu e muito bem a sua missão, que era promover o intercâmbio de conhecimento entre o contemporâneo e o tradicional, levando renovação e frescor para o artesanato local. Além disso, resgatou tradições e valorizou o design de raiz. Foram dias de troca de conhecimento, ricas discussões, além, é claro, de podermos fomentar a economia criativa e estimular o empreendedorismo”, ressalta Júnior Guimarães, coordenador do evento ao lado de Simone.

O encerramento se deu com um ‘agulhaço’ que contou com a colega jornalista Carol Daher, da @nocantodeca. A folia começou dentro de uma igreja histórica e seguiu na praça principal da cidade, onde se uniram tricoteiros, crocheteiros e bordadeiros. Deve ter sido uma delícia esse finalzinho.

Certo, Phillip Martins?

Idealizadores

O Festival Criativo de Tiradentes é um projeto idealizado pela jornalista Simone Quintas, que, durante 20 anos, trabalhou na Casa e Jardim (Editora Globo) - nove deles como diretora de redação -, onde se apaixonou pelo artesanato de raiz e pelo design. Com o festival, uniu suas duas paixões e, ao lado do sócio, Valmiro Junior, produtor de eventos, festivais e projetos culturais há 17 anos, e de parceiros, quer resgatar, valorizar e divulgar produções genuinamente brasileiras.

Serviço para 2018:

A Semana Criativa de Tiradentes

De 25 a 28 de Outubro

Tiradentes



COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK