DICA ND

TÁ FRIO? XANDA INDICA CHÁS PRA TODA HORA21/07/17

Só não vale substituir a água pela bebida, hein?!

Existe chá de tudo que é jeito. Funções variadas, aromas, sabores, propriedades. E não é muito do costume do brasileiro ingerir tal bebida. Bom, deveria!

Feito corretamente e indicado de forma apropriada, ele pode ter efeitos mais potentes que muito remédio por aí (não que substitua medicamento de ninguém, hein, gente? Vamos com calma).

Alguns chás são mais indicados pela manhã, por terem efeito estimulante e energizante. Como no caso da canela, gengibre, mate ou chá preto. Alguns são melhores se tomados à noite, como no caso da valeriana, camomila ou Melissa. 

Chá de manhã, à tarde, à noite... 

 

Sempre os recomendo aos meus pacientes. Na Ayurveda aprendemos sobre os poderosos efeitos das ervas e seus benefícios no reequilíbrio do corpo e da mente.

Aqui seguem alguns para se adotar no dia a dia, principalmente nesse clima frio. Esses chás geralmente não possuem efeitos colaterais, mas é sempre importante confirmar com seu profissional de confiança a melhor forma de incluí-los no cardápio, ok?

Calmantes e tranquilizantes:

Chá de alface: Pelo seu poder tranquilizante é ótimo para quem tem dificuldades de cair no sono, relaxar a mente e equilibrar o humor. Só esquentar a água, adicionar 2 folhas de alface e tampar em infusão por 3 a 5 minutos.

Camomila: É super digestivo, tranquiliza os sentidos, acalma a digestão e a mente. Fazer por infusão, adicionando 2 colheres de sopa da flor após esquentar a água. Aguardar 3 minutos, coar e beber.

Erva doce: Excelente para a digestão. E isso ajuda no processo de acalmar o corpo e descansar da mente. 

Qual chá você prefere? Tem outras opções depois da foto!

 

Estimulantes e termogênicos:

Canela: Alcalinizante e termogênica, a canela pode ser degustada por infusão a frio ou quente. Para a segunda opção, ferver 2 paus de canela em ½ litro de água por 5 a 10 minutos.

Gengibre: Segue a mesma regra do primeiro. Auxilia nos processos digestivos e no metabolismo. Ótimo se tomado com limão e um pouquinho de mel silvestre.

Chai Masala: Basicamente uma mistura de canela, cravo, cardamomo e anis. Muito utilizado na Índia, servido com leite ao invés de água. Eu recomendo beber com leite de coco ao invés de leite de vaca e um pouco de pimenta preta em grãos.

Lembrando que chá é uma bebida que não se adoça! As ervas são feitas por infusão e as raízes e sementes por cocção: deve-se deixar ferver.

E chá não substitui água. Um é um, outro é outro.

Bon appétit!

XANDA FOGAÇA (COLABORAÇÃO ESPECIAL)

FOTO REPRODUÇÃO/INSTAGRAM@XANDAFOGACA




COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK