BELEZA

FAÇA SEU ''SKINCARE'' COM CARINHO05/11/18

Por melhor que seja o seu dermato, tem uma parte do tratamento que é sua

Existe um mito de que somente um dermatologista é responsável por cuidar da nossa pele. Isso não é totalmente uma verdade. Uma pele saudável começa nos cuidados diários e precoces que nós mesmos devemos ter em casa. O dermatologista guia e te orienta, mas a regularidade e disciplina da rotina de cuidados depende de você. É necessário entender que, antes de pensar em procedimentos com agulhas, lasers e outros equipamentos, deve-se já ter o hábito do uso de cremes e filtro solar, de forma regular, em domicílio, para um resultado bem sucedido.

 O termo "skincare" é visto pelos profissionais da saúde e beleza como alguns cuidados que o paciente pode ter com sua própria pele cotidianamente. As precauções contra o ressecamento, oleosidade e manchas utilizando cremes, hidratantes e filtro solar são a base para preservar a saúde da tez todos os dias. É importante procurar ajuda profissional para saber quais produtos podem ser usados e quais são os ideais para os diferentes tipos de pele. Adquirir produtos sem indicação médica, de forma aleatória, pode ser um desperdício do seu dinheiro, uma vez que eles podem não se adaptar ao seu tipo de pele.

Cada período do dia exige cuidados diferentes, o que representa alguns minutinhos de atenção do paciente com a pele diariamente. Vou deixar aqui então uma rotina de ações muito simples que a maioria das pessoas pode seguir sem gastar muito tempo.

Pela manhã, a nossa primeira ação sempre deve ser lavar bem o rosto. Utilize um sabonete que combata o excesso de sebo e oleosidade e que se adeque ao seu tipo de pele. Quando acordamos, nosso rosto não está necessariamente sujo, mas sempre tem uma camada de sebo que precisamos retirar. Há boas opções em barra, gel ou espuma - estes costumam ser mais práticos e fáceis de usar. O ideal é uma limpeza de aproximadamente um minuto de duração, sempre com a água em temperatura natural.

Outra dica de ouro é aplicar algum creme com vitamina C e/ou outros antioxidantes logo após a secagem da face para aproveitar as escamas ainda abertas. Essas vitaminas possuem ação antioxidante, que previne o envelhecimento precoce e protege contra raios UV, potencializando a ação do filtro solar. Este, inclusive, não deve ser esquecido nunca, afinal, nossa pele precisa estar sempre protegida contra a luz solar. Muitos perguntam qual quantidade deve ser utilizada nessa primeira aplicação do protetor. Para essa questão, a Sociedade Brasileira de Dermatologia indica o equivalente a uma colher de chá para o rosto, cabeça e pescoço. Desta forma, obtemos efetivamente o nível de proteção que o fator escolhido indica. 

Por fim, a manhã ainda reserva um outro momento de atenção para nós mulheres: a maquiagem. Uma base e um pó compacto auxiliam a proteger contra a luz artificial, aquela que alguns protetores solar não agem contra. Uma dica é não aplicar nenhum produto esfregando a pele, pois a fricção pode retirar o filtro solar que já foi aplicado. O ideal é aplicar dando pequenas batidinhas para ir depositando o produto. Fora isso, cada uma deve utilizar o tipo de make que mais gostar e vale a dica: produtos de maquiagem de boas marcas são melhores para a pele!

Com essas orientações, você já está pronta para manter a base dos seus cuidados com a pele todas as manhãs. Mas skincare não se resume ao período matutino! As ações continuam durante o dia. Por exemplo: quando der aquela pausa para o almoço, existe um método muito simples de fazer uma nova limpeza da pele: as folhinhas antibrilho que retiram a oleosidade. Essas folhas, ou lenços, dependendo do fabricante, retiram a gordura e qualquer excesso de produto que a nossa cútis rejeita. Pode aplicar cuidadosamente até sair todo o sebo e, depois, o rosto já está pronto para receber uma nova camada de protetor solar. Para quem precisa investir em hidratação, essa é a hora de borrifar a água termal indicada por um dermatologista. Com isso, seu rosto já está protegido para a segunda etapa do seu dia.

Sua rotina de beleza não termina por aí. Quando chega em casa à noite, cansadas de um dia de trabalho ou até mesmo depois de uma boa festa, pode ser que você fique com preguiça de limpar a pele corretamente e tirar toda a maquiagem. Mas é aí que mora o perigo que coloca todos os cuidados do dia a perder. Uma limpeza mal feita favorece o aparecimento de cravos, espinhas e dermatites, principalmente em peles oleosas. Então, não adianta nada se não fizer o “serviço bem feito”. Você deve usar um demaquilante – há opções sem óleo, em creme ou os bifásicos - para retirar todas as camadas de ‘sujeira’ sem a necessidade de algodão. Atenção especial às áreas ao redor dos olhos que são mais sensíveis. 

Feito isso, seu rosto está pronto para uma lavagem, com seu sabonete específico, e então, a aplicação de um creme de rejuvenescimento/renovação celular. Não precisa exagerar na quantidade de creme. Uma camada fina já é suficiente. Comece pelo rosto e vá descendo para o pescoço e colo. Lembre-se de tratar também as regiões das pálpebras com produtos específicos, já que essa é uma região de pele fina e que envelhece precocemente. Para quem tem tendência a ressecamento labial, a aplicação de produto próprio nos lábios também é recomendável.

Bem, a gente sabe que a rotina de beleza requer paciência e disciplina! Mas skincare é diário e o desafio é fazer disso um hábito saudável! 

TATHYA TARANTO (COLLAB SUPER ESPECIAL)

FOTOS: DIVULGAÇÃO/TATHYA TARANTO 



COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK