GASTRÔ

CONTAGEM REGRESSIVA P/ TIRADENTES02/08/17

Tradicional Festival de Gastronomia completa 20 edições com muitas novidades

A charmosa cidade de Tiradentes recebe, entre os dias 18 e 27 de agosto, a 20ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes. O evento, que em 2017 comemora 20 anos de história, vai homenagear Minas Gerais com uma programação dedicada exclusivamente à gastronomia e cultura do estado.

Durante os dez dias de festa, que fazem parte do calendário anual do Projeto Fartura - Comidas do Brasil, a cidade será tomada por jantares, restaurantes na praça, aulas teóricas, degustações e apresentações musicais. A curadoria é baseada nas viagens da Expedição Fartura, que percorreu todo o Brasil até 2016 e, em 2017, recomeçou suas viagens, visitando 32 cidades mineiras.

Praça de Tiradentes tomada pelo famoso festival, um dos mais charmosos que rolam por lá


 

 

Um pouco de história

Sou das jornalistas que cobrem Tiradentes desde os primórdios, quando nosso querido chef Ivo Faria era um grande nome isolado. Hoje ele tem asseclas e bons companheiros para trocar receitas e colaborar. Sou dos tempos em que a notícia vinha via fax através de Ralph Justino, o criador do Festival, que teve a primeira edição em 1998 e, desde então, se tornou um marco para a cidade. De acordo com o IBGE, em 2009 esses serviços representavam 50% do PIB do município. Desde que nasceu, o Festival de Tiradentes já apresentou 1834 atrações gastronômicas, 3030 profissionais de gastronomia e 859 produções artísticas.

 A partir de 2011, sob gestão do empresário de gastronomia Rodrigo Ferraz e sua equipe, e dando prosseguimento ao trabalho de Ralph, que depois se candidatou a prefeito da cidade, o evento passou a integrar o portifólio de eventos da plataforma Fartura – Comidas do Brasil, um dos principais projetos de gastronomia do país. Nascida a partir Festival de Tiradentes, a plataforma, tem como objetivo a valorização da gastronomia nacional, criando conexões entre ingredientes, receitas, produtores, chefs e restaurantes através de pesquisas e viagens pelo país, e chega, hoje, a várias capitais como Belo Horizonte, por razões óbvias, São Paulo (edição memóravel que cobri recentemente), Porto Alegre, Fortaleza e Belém. 

Timóteo Domingos, o chef do Sertão, em sua cozinha ao vivo no Fatura SP

A base do projeto é o conteúdo garimpado durante a Expedição Fartura, que mapeia nossas diversas cadeias produtivas. A equipe do Fartura está na estrada desde 2012, conhecendo as receitas, as histórias e as cozinhas mais acolhedoras do país. Ao longo desses anos, a plataforma percorreu todos os estados brasileiros, passando por 208 municípios e rodando mais de 71 mil quilômetros. Posteriormente, todo o material produzido é divulgado em livros, documentários e programas de rádio, além dos eventos realizados ao longo ano. Esse conteúdo é ainda disponibilizado no Portal Fartura, lançado em 2017, trazendo receitas, histórias e personagens dos quatro cantos do Brasil. Na van do Fartura São Paulo tive contato com produtores do Acre, que nunca haviam saído de seu estado e estavam ali para vender sua farinha, uma grande mudança de vida e de perspectiva para eles, que eram pura alegria. 

A cantora Marina de La Riva vendeu suas geleias La Reina e animou o line-up de shows em SP
 

 

Neste ano, o Fartura está todo diferente, no melhor sentido.  Como a gestão cultural da Do Brasil, o festival tem marca nova, novo ícone, novo conceito que reforça o compromisso com a cultura e com as receitas e ingredientes que compõem as comidas do Brasil. Por isso, a partir de agora, a marca ganha um complemento: “Fartura - Comidas do Brasil”. A logo também destaca um ícone: o U. De origem tupi-guarani, o U significa comer, beber, ingerir. É o elemento básico nos principais símbolos e nomes ligados à alimentação dos povos indígenas brasileiros e agora integra a marca de uma das maiores plataformas gastronômicas do país.

É muito feliz fazer parte desta história e poder contá-la para os leitores do site. 

NATÁLIA DORNELLAS

FOTOS DIVULGAÇÃO



COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK