MODA

VIROU EDITORIAL E AGORA UMA SUPER MOSTRA05/07/18

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO EXPÕE ACERVO DOS FIGURINOS DE ÓPERA

Depois de estrelarem um editorial para o ND (relembre), os figurinos de La Traviata, Carmen, O Barbeiro de Sevilha, Lucia di Lammermoor e Turandot, só para citar algumas das mais de 80 produções operísticas da Fundação Clovis Salgado (FCS), farão parte da exposição Acervo FCS – Figurinos, que tem abertura no próximo dia 5 de julho, no Palácio das Artes. 

A curadoria ficou a cargo de Zeca Perdigão que buscou o manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade como eixo central. A mostra trata de um recorte de figurinos de diferentes épocas, embora não sejam exibidos na ordem cronológica ou da concepção original de cada produção. As peças serão expostas usando o conceito de Tableau Vivant, técnica artística muito difundida no século XIX que dá a impressão de pinturas vivas.

Roupas do nosso editorial vão virar exposição

Em um espaço todo em tom de vermelho, a exposição será ambientada com trilha sonora composta especialmente para a ocasião pelos alunos da escola de Música do CEFART. O som reproduz os bastidores do teatro, com passos, conversas e o barulho comum das coxias, que sempre antecedem os espetáculos.

A apresentação da Orquestra Escola e Coral do CEFART e uma performance da Escola de Dança também fazem parte da programação da abertura da mostra. 

É como se o visitante entrasse numa vitrine para escolher uma nova peça de roupa”, pontua Zeca. O curador também destaca que a seleção de peças para a exposição foi pensada a partir do universo da moda. Ele pincelou indumentárias em um acervo que soma aproximadamente 11 mil itens. 

Na ocasião também haverá a apresentação do sistema de gestão com interface digital do acervo do Centro Técnico de Produção da Fundação Clóvis Salgado, que a partir de agora passa a ser denominado Centro Técnico de Produção e Formação (CTPF). O ambiente virtual reúne 1.439 itens, que compõem 410 figurinos das produções operísticas da FCS

A equipe responsável por colocar a exposição em funcionamento!

 “Com o lançamento do site do CTPF, a democratização da cultura vai além da temporada de apresentação dos espetáculos produzidos pela Fundação. É uma documentação, um registro do que vem sendo feito pela Instituição. Todo esse material reunido em um ambiente virtual, de fácil acesso, é um importante passo da Fundação Clóvis Salgado no processo de salvaguarda da memória do acervo da sua própria história. O acesso a este acervo, seja virtual ou fisicamente, virá a facilitar e impulsionar as produções artísticas dentro e fora da FCS”, destaca Leopoldo Gurgel, da Gerência do CTPF.

 

Serviço:

Onde: av. Afonso Pena, 1537, Centro

Quando: a partir do dia 5 de julho (quinta-feira), às 19h

Entrada gratuita

 

#fashion

 

JR MENDES (DA REDAÇÃO)

FOTOS DIVULGAÇÃO/HOME MÁRCIO RODRIGUES




COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK