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POR UM 2018 + SAUDÁVEL #AYURVEDA04/01/18

Xanda Fogaça dá oito dicas para uma vida melhor

 

Não adianta encher a cara de café. Se você já não tem energia sobrando, o café não consegue criá-la do nada. Ele apenas a potencializa. Caso encontre-se em uma situação crônica de fadiga, é importante procurar um profissional de saúde para analisar melhor a situação. Caso seja algo casual, aqui seguem algumas dicas que você pode adotar seguindo os princípios da Ayurveda.


1 - Acorde e espreguice-se. Todos os animais da natureza fazem isso! É importante alongar, descentralizar energia do corpo.

Relax

2 - Abra a janela. Entre em contato com a luz do Sol. Interrompa produção de hormônio do sono e deixe o Prana entrar em contato com seu ser.

3 - Se você é dorminhoco, procure dormir menos. É importante seguir o caminho contrário da própria natureza para gerar o equilíbrio. Ao acordar ative seu cardíaco! Você pode "bater alguns joelhos altos" ou fazer alguns polichinelos. Isso muda a mensagem do corpo no decorrer do dia. Mas vá no seu ritmo.

4 - Se você está cansado, pois dormiu pouco ou a cabeça não para e se sente exausto, procure formas de desacelerar a mente com práticas de respiração, meditação ou yoga. Se você não é adepto a nenhuma dessas práticas, pode simplesmente tirar 1 minuto do dia para prestar atenção somente na sua respiração e evitar pensamentos. Isso é uma forma de meditar e descansar o sistema.



5 - Experimente não comer açúcar pela manhã. Isso inclui excesso de frutas, pães (mesmo sem glúten) e farináceos. Coma alimentos que te forneçam energia e não te roubem: ovos, abacate, coco, sementes, nuts...

6 - O café é maravilhoso, mas existem chás excelentes para dar energia também. Experimente tomar um chá estimulante pela manhã: pimenta do reino, pau de canela, cravo e sementes de cardamomo. Ferva um pouco de cada um em 500 ml de água. Você pode tomar com um pouco de leite vegetal, se quiser, ou com manteiga ghee. Não adoce!

7- Coma alimentos leves. Estamos no verão, o calor está aumentando e, pra isso, precisamos nos alimentar menos, com mais leveza e frieza! Alimentos crus, saladas, peixes, legumes e verduras são de equilíbrio nessa época do ano. Evite tudo aquilo que te pese ainda mais: massas, arroz, pães, bolos, biscoitos - mesmo que seja sem glúten -, low carb ou sem açúcar.


8- Respire! Faça um exercício de Pranayama para revigorar: inspire e expire profundamente 3 vezes, por último prenda a respiração por 30 segundos e depois solte por completo. Faça isso em um ambiente seguro e tranquilo.


Ótimo dia e bom ano para você. Quem experimentar as dicas depois me conte, pois gosto de ouvir as opiniões de vocês, meu e-mail é contato@xandafogaca.com 


Namasté!

XANDA FOGAÇA (COLABORAÇÃO ESPECIAL)

 



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