DICA ND

DEMOLHA: GRÃO DE BICO, FEIJÃO E LENTILHA19/05/17

Você sabia que... pode evitar efeitos indesejados colocando o que germina de molho?!

É sabedoria antiga: nossas avós já faziam, nossos tataravós e por aí em diante. Deixar o feijão de molho? Grão de bico... Já ouviu falar? Pois é.

Agora o porquê talvez não tenha ficado tão claro. Muitas pessoas acham que é para acelerar o processo de cozimento dos grãos. Também! Mas tem mais.

Tudo que germina deve ficar de molho. Nisso entram todos os grãos integrais, como feijões, arroz, oleaginosas, leguminosas (lentilha, ervilha, grão de bico)... Consumir grãos integrais sem realizar alguns procedimentos  pode levar a vários efeitos indesejados, como gases, sensação de inchaço, má digestão e até coisas mais graves, como deficiência de alguns minerais.

Para evitar isso e otimizar a absorção dos nutrientes desses alimentos, colocamos em água filtrada por algumas horas.

Alguns contém uma substância chamada fitato (ácido fítico), um inibidor enzimático, geralmente presente na casca (o que faz com que seja integral). O fitato é considerado um fator antinutricional, pois dificulta o processo digestivo e, geralmente, pode impedir a absorção e assimilação dos nutrientes pelo organismo.

Grão de bico pós-demolha em forma de pipoca!

 

Quando deixamos os grãos de molho, mandamos embora alguns desses antinutrientes. Cada alimento tem um tempo certo de demolha - leia-se nome deste processo.

Os clássicos são:

Castanhas - 8h

Feijões, lentilhas e ervilhas - 24h

Grão de bico - 48h

(Sempre trocando a cada 12h)

Quem quiser pode colocar algumas gotinhas de limão ou vinagre pra acelerar o processo. A água deve ser suficiente para cobrir os grãos + uma colher de sopa de vinagre ou limão.

Ah! E não se esqueçam de jogar a água fora, hein?

Bon appétit!

#demolha

XANDA FOGAÇA (COLABORAÇÃO ESPECIAL)

FOTO ACERVO PESSOAL




COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK