ND AMA

ÁGUA MORNA + SAL + LIMÃO = SAÚDE! #DICA29/03/18

Solução é uma ótima pedida para começar bem o dia!

Para a Ayurveda o equilíbrio do corpo é mantido e conquistado principalmente através da alimentação. Enquanto dormimos, acumulamos toxinas em nosso corpo, pois ele está em estado de descanso, parado e, assim, ele consegue assimilar e fazer uma limpeza enquanto não está trabalhando em outras funções.

Inclusive uma dica boa de equilíbrio de acordo com os princípios ayurvédicos é ir dormir com pelo menos três horas de jejum para não ocupar o corpo com a digestão e, assim, deixar ele executar com propriedade as funções de limpeza.

Acordar e começar o dia com energia, ativar o metabolismo e ajudar o funcionamento do intestino é bem importante. Uma boa estratégia é experimentar tomar, em jejum, água morna com limão. A água morna em si é muito boa, pois o calor é confortável ao corpo por manter a mesma temperatura de quando acorda, ajuda a ativar o Agni (fogo digestivo) e eliminar toxinas do trato digestivo.

Água, limão e sal!

                                  

A associação do limão potencializa os benefícios da água morna sozinha, que, para alguns doshas - veja post anterior aqui -, ajuda a equilibrar o corpo e fortalecer o Agni. Além disso o limão traz muitos benefícios para a saúde: é uma fruta com pouquíssima frutose, com grande poder bactericida, antioxidante e adstringente. O limão ajuda a depurar e alcalinizar o sangue, fortalecer o sistema imunológico e melhorar a circulação, além de ter vitamina C, cálcio e magnésio, que fazem dele um ótimo antibiótico e antiviral.

Água morna com limão e uma pitadinha de sal ajuda também a harmonizar os doshas "vata" e "pitta". Para o dosha "kapha", limão, água morna e um fio de mel. (Você pode descobrir qual seu dosha e formas de equilibrar com um terapeuta Ayurvédico. Para mais informações você pode enviar um e-mail para assessoria@xandafogaca.com que a gente marca uma consulta presencial ou à distância).

Estudos comprovam a importância do sal para o equilíbrio do corpo. Para a Ayurveda, equilibrar o organismo com um pouco de sal logo quando acorda é recomendado para ativar o corpo e dar energia. As recomendações para cada pessoa são individuais. Você deve perguntar ao seu profissional de confiança quais as medidas certas pra você e se isso se aplica.

De acordo com a Ayurveda, a comunicação que temos com nosso corpo é a chave mais preciosa que temos em direção à nossa própria saúde. Você deve sempre perceber e tentar identificar como se sente quando experimenta novos alimentos e estratégias para sua saúde.

A forma básica de preparo é simples: utilizar água filtrada, morna (importante não deixar ferver). Em uma xícara  de 200mL de água, adiciona-se meio limão espremido e 1/3 de colher (chá) de sal marinho ou rosa (não utilize sal refinado de mesa, uma vez que ele é pobre em minerais e rico em químicos adicionados industrialmente) em jejum, aproximadamente meia hora antes do café da manhã. 

Mais uma vez: essas são recomendações ayurvédicas de equilíbrio e são individuais. Verifique com seu profissional de confiança se essa sugestão se aplica a você.

         

 

 

Namasté,

 

XANDA FOGAÇA (COLAB ESPECIAL)

FOTOS ACERVO PESSOAL 

 




COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK