Neste domingo, dia 18 de outubro, às 11h, tem CONVERSA DE VÔ – sim, vai ter avô!!! – com o inspirador Sr Miura. Aos 92 anos, ele tem a missão de cobrir o território brasileiro com cerejeiras.
A seguir, um pouco sobre ele, segundo seus netos.
“Haruji Miura nasceu em 1927 na cidade de Lins, São Paulo. Morava com seus pais e irmãos num pequeno sítio onde produziam café. Foi alfabetizado numa escola nipo-brasileira, onde estudava português e japonês.
Ele conta que sempre que ia à escola passava em frente a uma pastelaria e ficava com muita vontade de comer, mas nem sempre tinha dinheiro e passava o dia com vontade. Até hoje ele gosta muito de pastel e sempre que pode vai ao Mercado Central, de BH, pra comer. Ele também adora sardinha frita e torresmo. Na verdade ele come de tudo.
Sr. Miura e os irmãos ajudavam nas vendas de café da família, fazendo entregas na cidade e redondezas.
Quando adulto trabalhou numa fábrica de ônibus e como representante comercial, até ingressar na Usiminas, onde se aposentou em 1983.
Foi numa viagem de negócios a Uberaba, que ele conheceu minha avó Arlete com quem teve dois filhos, Ricardo e Ana Patrícia, e, então, cinco netos (Henrique, Gabriel, Lucas, Bernardo e Camila), e quatro bisnetos (Inês, Maria Rita, Beatriz e Pedro).
Morou grande parte de sua vida em Ipatinga, onde recrutava funcionários japoneses para a Usiminas. Posteriormente veio para Belo Horizonte onde reside até hoje.
Após se aposentar, começou a plantar e produzir as mudas de Sakura (cerejeira japonesa)”.
POR NATALIA DORNELLAS / FOTOS: MIURA/DIVULGAÇÃO