Ácido, satírico, sacana, absurdo…. “Saltburn”, o filme do momento, definitivamente não é para grandes plateias. Confesso que eu mesma amo e odeio, afinal o desconforto dá o tom dessa suspense britânico altamente transante, se é que você me entende.
Dirigido por Emerald Fennell, de “Bela Vingança”, o filme vai naquela tendência “Parasita” de debochar dos ricos e jogar a inveja e a cobiça no ventilador. A trama acompanha os esforços de Oliver (Barry Keoghan) de fazer parte do “who is who” de Oxford, onde acaba de ingressar como bolsista, o que lhe só lhe garante bullying e desprestígio.
Seu passaporte para o “high” é o indefectível Felix Catton (Jacob Elordi, o Elvis de “Priccila”, melhor dizendo, o galã da vez), um aristocrata bem enturmado que o convida a passar o verão em Saltburn, nababesca propriedade de sua família, onde boa parte dos “bafos” acontece.
Como tudo o mais que eu disser será spoiler, reforço as atuações de Rosamund Pike, a mãe-diva de Felix, Carey Mulligan, numa breve e cirúrgica participação, e Archie Madekwe, aquele cara insuportável que toda turma costuma ter.
Lembrando que aqui o babado é fortíssimo e que a censura prevê restrições para menores de 18 anos. Não diga que eu não avisei!
SERVIÇO: PRIME VÍDEO
NATALIA DORNELLAS / FOTOS: PRIME VÍDEO