Por Rodrigo James
2022 foi um ano de recuperação para o cinema. Em que pese o fato de o streaming ter conquistado definitivamente um espaço no nosso cotidiano, as salas de cinema experimentaram um boost nas bilheterias e em seu prestígio, com muitos filmes interessantes sendo lançados (alguns sucessos inesperados, é verdade), nos relembrando que a experiência cinematográfica ainda é insubstituível. Os cinco filmes que fizeram parte do meu Top 5 de 2022 são filmes que, assistidos na telona ganham outros significados. Mas se isso não for possível, procure-os nas plataformas de streaming porque eles são mesmo imperdíveis.
🖤 5. MOONAGE DAYDREAM
Esta experiência cinematográfica dirigida por Brett Morgen foi além dos conceitos de documentário tradicional e nos ofereceu um algo mais sobre a vida de David Bowie com imagens (foto acima), falas e – claro – muita música. Pouco convencional mas muito emocional, é um filme para ser visto na maior tela que você encontrar e, de preferência, com o som bem alto.
SERVIÇO: Em cartaz no NetNow ou disponível para aluguel e compra na AppleTV e no GooglePlay
🖤 4. ARGENTINA, 1985
Um dos momentos mais importantes da história da Argentina eternizado na telona. O julgamento dos militares responsáveis pela ditadura daquele país e pelas atrocidades cometidas contra alguns cidadãos enquanto ela durou. Mais uma interpretação marcante de Ricardo Darín e uma aula de história que encontra paralelos com a brasileira. Emocionante e edificante.
SERVIÇO: Disponível no Prime Vídeo
🖤 3. MARTE UM
O filme brasileiro do ano, “Marte Um” é uma delicada história que fala de sonhos e de como a vida pode dar certo apesar dos percalços. Centrada em uma família de Contagem (MG), cujo filho caçula sonha em fazer parte da primeira missão tripulada a Marte, enquanto seu pai quer que ele seja jogador de futebol, é uma obra arrebatadora e inesquecível.
SERVIÇO: Em cartaz no Cine Belas Artes, em BH. Não está disponível em streaming, infelizmente
🖤 2. TUDO EM TODA A PARTE AO MESMO TEMPO
Uma deliciosa loucura. Talvez esta seja a melhor forma de descrever este filme, que parte do cotidiano de uma dona de casa chinesa nos Estados Unidos para desembocar em uma história que envolve multiversos e a sobrevivência da própria humanidade. Inventivo, cativante e engraçado, é o filme mais “diferente” do ano e, talvez, de muitos anos para frente e para trás.
SERVIÇO: Em cartaz no NetNow ou disponível para aluguel e compra na AppleTV e no GooglePlay
🖤 1. AFTERSUN
A partir das recordações de uma mulher irlandesa das férias que ela passou, quando criança, com seu pai em um resort na Turquia, surge esta obra-prima da diretora estreante Charlotte Wells. Um filme que fala, sobretudo, de memória, mas também da maneira com que enxergamos nossos entes queridos que já se foram, em especial nossos pais. Interpretações magníficas de Paul Mescal e Frankie Corio no filme que mais nos deixou sem fôlego e com lágrimas nos olhos em 2022.