OSGEMEOS INVADEM O CCBB #CULTURA

Quase mil itens, que revelam vida e obra dos artistas, estarão disponíveis para a visitação do público

Espalhada pela capitais mais importantes do mundo, inclusive por São Paulo e Rio de Janeiro, a arte de Gustavo e Otavio Pandolfo, OSGEMEOS, faz parte do dia a dia de milhões de pessoas, mas chega a BH pela primeira vez no dia 22 de fevereiro, quando o CCBB BH, recebe a mostra “OSGEMEOS: Nossos segredos”, a primeira dos artistas em solo mineiro.

MURAL FEITO EM ESTOCOLMO, NA SUÉCIA

Quase mil itens compõem a exposição, que tem curadoria dos próprios irmãos e foi escolhida pelo CCBB, também, pelo ineditismo da dupla no estado de Minas Gerais. No Rio de Janeiro, a mostra foi um enorme sucesso de crítica e público, reunindo mais de 700 mil visitantes entre outubro e janeiro deste ano.

TELA QUE COMPÕE A MOSTRA QUE CHEGA A BH

A mostra que chega a BH é inspirada na exposição apresentada na Pinacoteca de São Paulo e no MON de Curitiba (PR), e apresenta uma visão generosa de um universo lúdico (Tritrez), partilhado pelos irmãos desde a infância, do qual se origina boa parte dos personagens que compõem a sua arte.

O conjunto de peças foi organizado de forma a transmitir informações e sensações sobre uma produção artística bastante peculiar. Esse universo não é perfeitamente traduzível em palavras; são janelas que se abrem para outro mundo, com telas, instalações e murais em espaços urbanos, que brincam com a imaginação dos visitantes, coletiva ou individualmente.      

DETALHE DA EXPOSIÇÃO EXIBIADA NO MAB

  “Essa exposição coloca tudo isso junto”, afirma Gustavo Pandolfo. “Um desenho num papel pode virar um avião inteiro, pintado com muitas tintas e sobre um fundo totalmente diferente, com técnicas distintas para produzir um efeito que nos caracteriza e que é parte de nosso processo criativo”, explica ele. “Gostamos de trabalhar com múltiplos suportes e materiais variados.”

Uma curiosidade da mostra é o trabalho que fez parte de uma intervenção realizada em Nova York, em parceria com Banksy. Nele OSGEMEOS inserem um personagem em uma obra do artista britânico – famoso por seus estênceis, seu ativismo político e anonimato –, e este inclui um personagem em meio a uma tela d’OSGEMEOS. A combinação é um exemplo da mundialização das obras da dupla, que dialoga com outros artistas da vanguarda da arte feita na rua, em que o debate estético caminha lado a lado com a intervenção crítica e política.

OUTRA TELA QUE COMPORÁ A EXPOSIÇÃO DO CCBB

Outro destaque da exposição é a configuração renovada de Templo e de Gigante (FOTO ABAIXO), obras que foram adaptadas especialmente para o pátio do CCBB BH, que recentemente virou ponto de atração da cidade por conta da instalação Air Fountain, de Daniel Wurtzel, que compunha a exposição de Marc Chagal.

O GIGANTE INSTALADO NO CCBB RIO

Quem percorrer a exposição verá também as projeções de imagens de obras urbanas, trabalhos que em grande parte foram apagados pelo tempo, pelo poder público ou por motivações de naturezas diversas. Há um recorte da mostra dedicado ao tema, em que serão projetados os registros fotográficos da presença efêmera dessas obras nas cidades.

Outra parte é dedicada ao registro fotográfico do irmãos em ação, produzindo murais pelo mundo, uma novidade mesmo em relação às exposições de São Paulo e Curitiba. Estão incluídas, por exemplo, imagens dos novos murais: um no Queens, em Nova York, produzido em maio do ano passado, e outro realizado em agosto (22), em Ishinomaki, no Japão, para o Reborn Art Festival.

Que venham OSGEMEOS!

SERVIÇO:

OSGEMEOS: Nossos segredos

QUANDO: De 22 de feveriro a 22 de maio, de quarta a segunda das 10h às 22h

ONDE: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte, Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

INGRESSOS: Disponíveis gratuitamente em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB BH

NATALIA DORNELLAS/ FOTOS: OSGEMEOS/DIVULGAÇÃO

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
AVENIDA AFONSO PENA, SUA LINDA! #COLLAB